O que é Publico Alvo e porque você definitivamente já deveria ter um

Um das principais dúvidas de empresários que estão iniciando no mercado com toda certeza é como se posicionar e de fato adquirir seus primeiros clientes e contratos.

Qual estratégia eu deve utilizar? Assessoria de Imprensa ou Consultoria em Marketing Digital?

A ânsia pelo sucesso pode ser perigosa e um caminho complicado de se trilhar se você não sabe antes mesmo de qualquer estratégia público interessado nos seus produtos ou serviços.

E é justamente por isso que hoje eu irei falar um pouco sobre o que é público alvo de uma empresa e como a definição de um pode ajudar nas suas estratégias de marketing e aumentar suas vendas.

Você sabe o que é Público Alvo?

Segundo o INPN a melhor definição para o que é Público Alvo é:

“Também chamado de Prospect ou Target, público alvo é o grupo de pessoas que você escolhe como clientes principais, são aquelas pessoas para quem você dedica sua prática e as ações de comunicação e marketing.”

Vender para todo mundo com certeza é seu objetivo e você deve estar se perguntando por que de fato deveria se limitar escolher começar trabalhando só com um pequeno grupo de pessoas, certo?

Veja abaixo um vídeo que discorre de maneira leve e bem direcionada sobre esse assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=tBDy0h8So6E&t=73s

E você não está errado no seu pensamento, seus objetivos no mundo dos negócios tem que ser realmente a longo prazo e você deve pensar grande, mas todas as empresas do mundo começam da mesma forma: atendendo um nicho específico.

Alguns bons exemplos são:

  • Amazon: que começou vendendo somente livros e hoje é um dos maiores e-commerces de todo o mundo.
  • Apple: que inovou pensando em computadores de uso pessoal e hoje vende e comercializa diversos tipos de dispositivos eletrônicos.
  • Google: inicialmente criado só para ajudar pessoas a encontrarem as coisas na internet e hoje além é o motor de busca com maior faturamento do mundo.

Todas essas empresas tiveram em comum o pensamento de atender a necessidade de um grupo de pessoas bem específico e hoje vendem para diversos lugares do mundo, e é por isso que o seu negócio não pode ser diferente.

Definindo seu Público

O primeiro passo no caminho para o sucesso quando falamos de escolher um bom público-alvo é fazer uma boa pesquisa.

Segundo o Simão Mairins, colega aqui do portal Administradores, quanto mais detalhes você puder coletar a respeito das pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço melhor definido será o seu público.

Você pode começar a definir seu público pesquisando os dados demográficos e psicográficos das pessoas que ou empresas que estão inseridas no seu mercado.

Exemplos de dados demográficos:

  • Idade
  • Sexo
  • Profissão
  • Cidade
  • Estado
  • Faturamento
  • Quantidade de Funcionários

Já os dados psicográficos são mais complexos, mas não são impossíveis de se conseguir, desde que sua pesquisa esteja bem feita e você identifique:

  • Valores
  • Emoções
  • Medos
  • Sonhos
  • Problemas
  • Paixões
  • Necessidades

Quando você terminar terá em mãos você saberá como e quais produtos e serviços você pode e deve ofertar para o seu público.

Faça sua Oferta

Agora chegou o grande momento, de apresentar os seus produtos ou serviços para o mundo, mas não seja afobado querendo vender para todo ser humano que passar na sua frente.

O portal Sebrae, maior consultoria de empreendedorismo do Brasil afirma:

“Quanto mais abrangente for o mercado, mais difícil e mais cara será a operação. Quando uma empresa em início de funcionamento define um público mais específico, o trabalho para satisfazer as pessoas será menor e a operação de marketing será menos cara e pouco trabalhosa.”

Vamos imaginar que a sua empresa está começando na internet com um serviço de personal trainer on line, e que você verificou que diversas pessoas entre 20 e 30 anos, principalmente mulheres buscam diariamente no Google por esse serviço, será conveniente para você veicular campanhas de links patrocinados Através do Google Adwords e do Facebook Ads que possibilitem seu público encontrar o seu site.

O Gosto do Cliente

Montar um negócio próprio pode ser extremamente emocionante, pode proporcionar liberdade financeira, de horários, mais tempo para aproveitar ao lado dos amigos e família.

E com certeza você pensou nos mínimos detalhes na hora de montar sua estrutura, as cores da sua logomarca, o design do seu site, suas páginas nas redes sociais, mas se esqueceu de um detalhe: verificar a opinião do seu público.

Por mais inebriante que seja, ao montar sua estrutura de negócios tente deixar o seu ego de lado, priorize a experiência de compra que os seus clientes gostariam de ter quando tiverem contato com os seus produtos e serviços.

Mire e Acerte no Alvo

Se Você leu até aqui já deve ter compreendido a importância de ter um público alvo, então eu vou te dar uma dica para que você consiga se comunicar com seu prospect e consequentemente ter mais vendas:

Invista em uma boa assessoria de comunicação ou consultoria em marketing digital, hoje em dia você pode facilmente encontrar todos os dados necessários para identificar o seu público e estrategicamente se comunicar com ele com um auxilio de profissionais

As mídias digitais como o Adwords e o Facebook Ads são muito mais baratas que as mídias convencionais, pois você pode definir quanto quer investir e acima de tudo veicular sua comunicação somente as pessoas realmente interessadas no que você oferece.

Sobre o Convidado:

Rafael Contro é Business Intelligence Manager na MGAPress, Estudante do último ano de Publicidade e Propaganda e um estrategista nato desde a juventude, Rafael utiliza todas as tecnologias e técnicas existentes (muitas delas inusitadas) para obter sempre o máximo resultado.

Quero Escrever um GuestPost