Quais os itens essenciais um site de uma Startup deve ter 

Toda Startup deveria ter obrigatoriamente um Site (um domínio .com ou .com.br), para que as pessoas possam encontrá-la, conhecer que tipo de negócio realizam e poderem se cadastrar para usarem o produto ou serviço na web. A primeira página de um site se chama Página Inicial, que através dela podemos acessar qualquer informação sobre a empresa. Na Página Principal, temos o nome da empresa, a logo e a descrição curta, para que as pessoas já saibam de cara que site é esse.

Como não sabemos em que país ou cidade a startup vai dar certo. O interessante é poder traduzir o site em diferentes Idiomas como o Inglês (língua mais usada no mundo em publicações de jornais e livros, nas telecomunicações, no comércio e no entretenimento), ter o idioma Português para que os brasileiros possam ler de forma fácil e outro idioma, vai que na Alemanha o site vai ser mais popular por exemplo.

Para poder apresentar a empresa, a página Sobre Nós ou Quem Somos, fala sobre a missão, visão e valores que a startup tem para a sociedade.  A página seguinte, uma das mais importantes, Como Funciona, as pessoas que estão chegando pela primeira vez no site ou ainda não conhecem direito o que o produto ou serviço faz, descreve os passos de forma simples, com textos e imagens. As startups mais sofisticadas possuem vídeos.

A comunicação da startup com os visitantes pode ser feita por meio de um Blog. Artigos ou posts onde os visitantes podem consumir a notícia: funcionalidades novas, dicas, entre outros. O boletim informativo, conhecido por Newsletter, os visitantes podem cadastrar seus e-mails através de uma assinatura e receber pelo correio eletrônico as novas publicações. Os visitantes podem comentar nesses artigos e tirarem suas dúvidas.

Outra forma de comunicação que as startups utilizam é a Imprensa, listagem todas as mídias que saíram ou as reportagens que apareceram. A comunicação mais popular é o boca a boca, o interessante é que os próprios usuários que usam o site possam enviar seus Comentários e aparecer seu nome, foto e cargo. Na página de Perguntas Frequentes (FAQ) é uma compilação de perguntas mais frequentes que os usuários têm dúvidas e a startup responde as perguntas semelhantes que os usuários enviam.

Na página de Contato, os usuários podem enviar pelo formulário seu nome, e-mail e mensagem. A Startup pode colocar na página de contatos o seu endereço, telefone e e-mail para que os usuários possam se comunicar de diversas maneiras com a startup. Já aconteceu comigo de um e-mail que enviei não estava funcionando. No Suporte ou Central de Atendimento, colocam-se informações sobre os telefones, horário de atendimentos e dias de semana que atende.

Para uma Startup começar a faturar, na página Planos e Preço, pode-se criar diversos tipos de pacotes para que os usuários possam fazer uma análise das Funcionalidades (Benefícios) e escolher seu perfil. Quando o usuário selecionar o plano, ele vai querer pagar pelo produto ou serviço, quanto mais opções nas Formas de Pagamento, mas fácil será para o usuário aceitar. O usuário ficará mais feliz se tiver uma página ou botão de Teste Grátis, um período curto de tempo para usar sem pagar.

Os visitantes irão querer se Cadastrar no site e fazer o Login usando as Redes Sociais. A primeira coisa que fazem antes de se registrarem é Pesquisar, uma pequena busca se funciona em uma determinada Cidade por exemplo. Caso tenha um resultado satisfatório, podem fazer o registro. Podem acessar as Redes Sociais, se o site possui página no Facebook e outras mídias sociais, vendo o número de seguidores e publicações mais recentes.

Voltando na página Cadastrar, o importante é que o usuário concorde com dois documentos que auxiliam na proteção jurídica do site: Termos de Uso e Política de Privacidade. Esses dois documentos são visíveis no site e possuem a data da última alteração. É bom alertar para os usuários que de tempos em tempos possam ler que pode haver alguma mudança nas cláusulas. Caso o usuário não concorde com algum desses documentos, ele possa cancelar a conta ou não se cadastrar.

O Termo de Uso é um contrato entre o site e o usuário. Quais as regras e responsabilidades dos usuários e a startup. Que país é permitido o site e quais são as leis que o site precisa atender pelos países. Caso tenha alguma violação, o que pode ser feito. A Política de Privacidade é como a startup vai cuidar dos dados cadastrados pelo usuário em seu banco de dados. Se esses dados irão ser compartilhados com outras empresas ou apagados depois de um determinado tempo.

Uma startup pode ter Parceiros (empresas que fazem parcerias) e Clientes (pequena listagem de empresas que usam o site). Caso a startup precise de algumas pessoas para um cargo específico, ela pode ser colocada em Carreiras ou criar página Trabalhe Conosco para receber os currículos de candidatos. Na página Mapa do Site serve para que o Google e outros buscadores possam saber quais as páginas devem indexar, lembrando que esses serviços de cadastrar as páginas nesses buscadores é feito no site dos buscadores.

O importante é mostrar algumas imagens do site quando o usuário estiver logado, mostrando para um possível cliente o que ele vai ter acesso. Tem a ferramenta Chat que o usuário pode conversar no site com uma pessoa online se ela estiver logada. Uma lista de imagens mostra os Certificados Segurança que o site possui. Seria bom colocar os links dos Aplicativos de diversos sistemas de celulares como a Google Play ou App Store se tiver. Colocar no rodapé da página o seguinte texto: “Copyright © ano empresa.com.br”

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Convidado

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 29 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: ideiasfera@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

Quero Escrever um GuestPost

Capa: Pixabay