Resenha – Evento Recover Money 2016 | Por Rafael Costa

1
17 May, 2016 at 1:45 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Resenha – Evento Recover Money 2016

Na quarta-feira, dia 11 de maio, acompanhei o RECOVER MONEY, evento organizado na Fecomercio em São Paulo para debater a questão do crédito e do endividamento na atual conjuntura brasileira. O evento, que foi organizado pelo Grupo Padrão e pela publicação Consumidor Moderno, reuniu grandes nomes das áreas de economia, finanças e direito, e contou também com a participação de empreendedores e de executivos de grandes grupos empresariais e de consultorias. Quem participou do encontro, pôde sair com uma visão global das questões debatidas e refletir sobre possíveis soluções para os problemas que estamos enfrentando.

Na mesa presidida por Jacques Meir, diretor de conhecimento e plataformas de conteúdo do Grupo Padrão, estiveram em debate as novas ideias de produtos financeiros lançadas por start-ups brasileiras para reduzir a inadimplência no mercado de consumo e dinamizar os meios de pagamento. Estiveram presentes Igor Senra, CEO da Moip; Thiago Alvares, cofundador do app GuiaBolso; Luisa Nunes, diretora do EBANX; e Henrique Dubugras, sócio do Pagar.me.

Os participantes deixaram claro que ainda há muito espaço para oferecer soluções criativas para facilitar a vida financeira dos brasileiros e baratear os custos de operações das nossas empresas. Thiago Alvares- do GuiaBolso – lembrou sobre como a nossa população, em comparação com a de outros países, dispende pouco tempo para gerir e planejar suas finanças. Daí a utilidade do seu app, que organiza e automatiza uma série de aspectos da vida financeira.

Roberto Meir – o presidente do grupo Padrão e organizador do evento – lembrou o protagonismo de grandes bancos brasileiros nas inovações do setor financeiro brasileiro. Meir destacou que muitas das iniciativas de tecnologia na área financeira nasceram direta ou indiretamente de projetos e programas desses grandes players.

Zeina Latif

Ponderou também que o sistema financeiro brasileiro é estável e tecnologicamente.

Foi bastante interessante também o debate promovido por Otto Nogami - professor do INSPER e sócio da Nogami Participações – sobre a moeda virtual Bitcoin. Ao lado de Safiri Felix, CEO do Coinbr.net; Rodrigo Batista, CEO do mercadobitcoin.net; e Helena Margarido, partner da SuM Law, Nogami discutiu aspectos regulatórios e práticos

da circulação dos Bitcoins. Helena Margarido, que é advogada, explicou que, graças à possibilidade de rastreio total das transações com Bitcoin, a adoção em massa dessa moeda virtual poderia ser uma arma poderosa para o combate à corrupção. Felix e Batista, por outro lado, demonstraram o quão rentável tem sido o investimento em Bitcoin (rentabilidade de quase 100% em relação ao Real em 2015) e como parece revolucionária a tecnologia.

Por último, acompanhei a palestra da economista Zeina Latif, que explicou como as dificuldades econômicas pelas quais estamos atravessando tem como causas essenciais determinadas distorções de ordem fiscal e de gestão pública. A economista, munida de diversos dados indicadores, pintou um quadro desolador da gestão econômica no nosso país nos últimos anos.

Os abusos fiscais, a falta de reformas estruturais, e a forma errática e pouco transparente com que as políticas públicas tem sido formuladas contribuíram, não apenas para a redução da confiança entre os agentes econômicos, mas também para a criação de grandes obstáculos materiais para o desenvolvimento da atividade econômica no país. Ficou claro, pela palestra da economista, que os novos governos precisam adotar uma série de medidas com urgência para frear a queda livre da nossa economia e resgatar, em parte, as condições necessárias para a viabilidade do crescimento.

Rafael Costa

Sobre nosso correspondente:

Rafael Costa é Advogado especialista em Startups. Já participou do processo de compra de outras empresas, tanto no Brasil, quanto fora (Chile), patentes, contratos entre outras especialidades. Hoje, atende o grupo Mobocity e outras empresas de portes diferentes.

Para entrar em contato com o Rafael, só mandar e-mail para: [email protected]

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply