As principais técnicas de link building | Por Markeninja

Hoje em dia, muito se fala sobre a importância do marketing de conteúdo para o posicionamento da sua Startup no Google. Contudo, é impossível pensar em uma estratégia de ranqueamento sem pensar também na questão do link building. Algo que é pouco conhecido e bastante esquecido.

Para quem não conhece, o processo de link building é composto basicamente por desenvolver ou aplicar no seu site uma estratégia para aquisição de novos links externos que façam referência a uma ou mais páginas do seu site. Por que isso é importante?

A importância do link building

A grosso modo, o Google entende que cada link para uma determinada página é um voto para ela.

Cada voto, por sua vez, é tratado como uma demonstração de relevância da página. Quanto maior o número de votos para uma página, maior a sua relevância e, portanto, maior será a chance dela estar bem posicionada no Google.

Sites que todo mundo referencia, como o Globo.com, por exemplo, possuem uma infinidade de links externos e por isso para todo novo conteúdo que ele criar, possivelmente, estará nas primeiras posições do Google.

Assim, o marketing de conteúdo é responsável por criar páginas que vão se posicionar para o Google, e o link building garantirá que essas páginas tenham um grande peso para estarem na frente de seus competidores na lista de busca.

Ambas as estratégias precisam estar juntas para funcionar.

É importante entender também que, de um modo geral, cada link tem um peso diferente para o seu posicionamento. Páginas mais próximas do seu nicho ou páginas que são bastante relevantes tendem a gerar um resultado mais significativo.

A importância do link building não se limita ao SEO. É nítido que uma estratégia bem feita pode não somente melhorar o seu posicionamento como também gerar mais tráfego direto para o seu site o que pode aumentar sua conversão.

Técnicas práticas

Entender a importância é fácil, acredito que já esteja clara sua relevância nesse momento. Porém, o que você deve estar se perguntando é: como gerar links para o seu site?

Acredite, isso não é apenas para os grandes players do seu mercado, você também pode fazer. Aliás, se você é uma Startup, é fundamental que faça! Existem algumas técnicas bem conhecidas dentro dessa linha.

Vejamos algumas:

Guest post

Essa é provavelmente a técnica mais conhecida de link building. Ela consiste, basicamente, em publicar algum conteúdo referente a sua empresa ou mercado no blog ou site de outra pessoa e criar o link para o seu site.

Existem um milhão de blogs que permitem a prática de guest post, como o próprio Startups Stars. Contudo, aqui vão algumas observações para você ficar ligado:

– Sempre faça a publicação de conteúdos únicos como guest post;

– O guest post precisa ter um link para o seu site, quando mais no topo do conteúdo, melhor;

– Dê preferência a guest posts em sites que permitam links “dofollow”;

– Não adianta fazer guest post em sites de pouca expressão ou sites que fujam completamente do seu mercado.

– Uma última dica prática dessa técnica para procurar blogs do seu nicho no google de uma forma escalável é pesquisando especificamente coisas como:

“Lista de blogs de alimentação” ou “Lista de blogs de viagem”, etc. É uma forma rápida e eficiente para mapear os seus possíveis links.

Link building baseado em conteúdo

Essa é a forma que pode lhe permitir o maior alcance de links se for bem feito.

Ela consiste em criar alguma peça de conteúdo que possa ser interessante para influenciadores, blogs e sites compartilharem e linkarem ao seus meios de comunicação.

Por peça de conteúdo, entende-se, por exemplo:

– Infográfico;

– Gráfico;

– Vídeo;

– Tutorial ou guia;

– Galeria de imagens.

O importante é você criar um super conteúdo que desperte algum tipo de emoção: alegria, raiva, tristeza, compaixão, etc e que tenha preferencialmente um grande apelo visual.

De um modo geral, um infográfico é o aquele dentre as peças de conteúdo que possui o maior potencial. Dentro dessa linha, não basta apenas criar o conteúdo, é preciso ativamente entrar em contato com todas as possíveis pessoas que possam compartilhar e tentar despertar seu interesse.

Se bem feito, é possível obter um grande número de links para o seu site.

Ego bait

A ideia por trás dessa técnica é simples. Massagear o ego de alguma pessoa ou empresa importante dentro de um nicho no objetivo de sensibilizar essa pessoa à compartilhar seu conteúdo com um link.

Uma forma simples de se fazer isso é criando conteúdos em seu blog que sejam listas de empresas de algum determinado setor.

Uma outra maneira é elaborar algum review de determinada empresa específica e mostrar as grandes vantagens da mesma.

Uma vez tendo criado esse conteúdo, você pode entrar em contato com a empresa ou pessoa em questão na expectativa de fazer ela linkar uma página de seu site com o post que foi feito.

Todas essas 3 técnicas demandam um esforço de tempo na criação de conteúdo, estudo de potenciais influenciadores e o follow up dos contatos. Contudo, uma vez que os links começam a aparecer, todos os seus conteúdos ranquearam melhor no Google.

Espero que o conteúdo tenha sido útil e vá em frente! Comece a buscar links para a sua Startup já!

Markeninja

Markeninja

Sobre o Guest:

Markeninja: “Somos ninjas altamente treinados e capacitados nas artes de SEO, Adwords e Marketing de Conteúdo que prezam pelo compartilhamento de suas artes secretas em busca da vitória no Google.”