Você tem um Mentor? | Rodrigo Barros

0
27 October, 2015 at 11:04 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Alguns de vocês que me acompanham, sabem que estou morando em Berlim e viajando a Europa para realizar o Startup Tour, a competição de startups da HandsOn.TV que este ano passa por 8 países do continente europeu e terá sua final em Paris agora em novembro.

RB e os fundadores das duas startups vencedoras da etapa de Estocolmo do Startup Tour. Musqot Marketing Technology | It's My Styl.

RB e os fundadores das duas startups vencedoras da etapa de Estocolmo do Startup Tour. Musqot Marketing Technology | It’s My Styl.

Já passamos por quatro cidades e esta semana chegou a vez de Estocolmo, e a cada evento fica mais claro para mim que a performance das empresas na competição tem relação direta com o perfil dos mentores que elas possuem. Neste post, quero dividir com vocês minha reflexão sobre esse assunto — mentoria — que tem estado cada vez mais em pauta e mostrado ser muito importante para o empreendedorismo.

 

Depois de 10 anos empreendendo, já participei de 7 empresas, sendo 5 delas como fundador  e 2 em que me tornei sócio investidor. Pela minha própria experiência, eu ratifico a importância da mentoria. Comigo aconteceu assim, a partir de uma frase que ouvi e foi um grande insight para mim:  “Diga-me com quem andas e te direi para onde vais”. A partir dela, decidi estar ao lado de pessoas bem sucedidas em seus negócios e que, automaticamente, se tornaram meus mentores. Na verdade, acredito que devemos ter diversos mentores, não só para a criação de empresas, mas também para interesses diversos na vida.

 

Existe, porém, um cuidado a se tomar no que diz respeito à mentoria. Eu, quando penso em mentores, busco pessoas que já vivenciaram o que estou perto de experimentar, para que suas experiências práticas encurtem minha curva de aprendizado e possam inspirar minhas decisões, considerando o contexto dos meus objetivos.

Vamos a um exemplo: imagine que me inscrevi em uma maratona que acontecerá em 24 semanas. Meu objetivo é cruzar a linha de chegada em 4h. Com quem devo me orientar?

Tenho um personal trainer em quem confio e acredito que poderá me ajudar… ah, mas ele nunca correu uma maratona. Lembro também de um amigo fisioterapeuta, ele certamente vai me dar boas dicas… mas ele também nunca correu uma maratona. Pronto! Lembrei de um conhecido que é jogador de futebol profissional, ele sabe o que é preciso para ficar em forma… só tem um problema: ele nunca correu uma maratona. Finalmente, penso em 2 grandes amigos, o Fuba e o Rafa. Ambos começaram a correr ano passado e este ano participaram da Maratona de Berlim. Eles certamente passaram pelo processo de preparo que eu preciso passar, consultaram-se com profissionais que os ajudaram a traçar a melhor estratégia para atingir a meta e, com certeza, tiveram que vencer barreiras diversas na trajetória de preparação. É com eles que eu vou falar primeiro!!

Pois bem, a partir do meu exemplo, sugiro que você reflita sobre quem são as pessoas com quem você está falando sobre a criação da sua empresa. É um alerta! Porque estou impressionado com o número de pessoas no mercado que se dizem mentores, cujos conhecimentos foram forjados em academias, livros ou experiências executivas dentro de corporações, mas sem uma sólida experiência prática ou específicas, que não vão valer para qualquer negócio. Chega a ser engraçado, mas a verdade é que estas pessoas não estão preparadas para agregar valor aos novos empreendedores, ao contrário, podem prejudicá-los, ao passar a falsa impressão de que estão colaborando.

Agora você vai me perguntar: como vou identificar o mentor ideal para meu projeto?

Para decidir quem você deve consultar para evoluir com suas ideias entenda, primeiramente, o seu contexto. O momento em que esta vivendo, qual a fase do seu projeto, quais os recursos que você possui para atingir o seu objetivo, quais os próximos recursos necessários.

Como não existe receita pronta, domine as variáveis do seu contexto.Mentoria-pt

 

Em segundo lugar, antes de avançar em qualquer direção, existem diversas perguntas que você  deve encontrar as respostas: Por que quero criar essa empresa? Quais as 3 principais razões que farão essa empresa dar certo? O meu cliente realmente precisa do produto que estou criando? Qual o problema real que estou resolvendo na vida dele? Este mercado tem tamanho suficiente para absorver o meu produto e gerar lucro para a empresa? Qual a melhor forma de criar a primeira versão do produto e testar no mercado? Como conseguir os primeiros clientes? Quem devo contratar primeiro?

E existem outras perguntas que podem ser relevantes dentro do seu contexto. Ao procurar responder essas questões, procure conversar com mentores que possam auxiliar você em cada uma das fases ou questões que surjam, de acordo com as experiências e expertises. É provável que você fale com pessoas bem diferentes, umas lhe ajudarão na fase A, outras vão lhe auxiliar na fase B e assim por diante.

E são tantas as questões! Quais os melhores fornecedores? Como devo calcular meu custo de produto? Como gerenciar meu fluxo de distribuição e entrega? Onde a empresa deverá se instalar? Preciso de investidor, ou venderei os primeiros produtos e este dinheiro irá financiar o crescimento da operação? Às vezes dá mesmo vontade de desistir!

Neste Tour pela Europa, vi empresas que contam com mentores extremamente profissionais. Pessoas que fizeram suas carreiras em grandes corporações e que certamente poderão contribuir em algum momento. Mas o problema é que elas estão no “board” (palavra que fundadores ficam orgulhosos em dizer, mas poucos de fato conseguem extrair algum valor disso) e muitas vezes não possuem experiências práticas contextualizadas com o momento e a realidade da empresa que está buscando mentoria. Sem conhecimento de causa, acabam dando feedbacks e orientações que confundem o empreendedor e fazem com que ele tome decisões erradas ou, pior ainda, não tomem decisão alguma. Na verdade, não tomar decisão nenhuma é a pior decisão, se é que você me entende…

Em um dos casos, um fundador veio até mim e disse: Rodrigo, meu board member e advisor foi durante 20 anos diretor da Coca Cola e ele entende muito de distribuição. Eu respondi que concordo que ele entenda de distribuição, mas o problema é que você não é a Coca Cola. Não adianta executar como Coca Cola se você ainda é um refrigerante da Malásia!

Então, quero destacar aqui esses dois termos e suas interligações: MENTORIA e CONTEXTO.

É fundamental, para o sucesso de uma nova empresa, possuir os mentores certos. Eu estou constatando isso na prática do Startup Tour. Invista seu tempo na busca das pessoas certas; construa relações que lhe permitam um bom envolvimento com elas e, principalmente, confie naquelas que tenham vivido experiências que você provavelmente viverá. Mas, lembre-se sempre: não existe receita de bolo! Aprenda tudo o que puder com essas pessoas, mas entenda o seguinte: não é porque já aconteceu com fulano que irá acontecer com você.

Se você é mentor, evite regras prontas. A melhor forma de ajudar é com a verdade, mesmo que signifique muitas vezes dizer “não sei” ou “depende”. A partir dessa honestidade mútua, têm-se o necessário para construir uma colaboração na busca da informação e subsequente validação prática da ideia.

A validação prática é sempre a melhor resposta, e um grande mentor vai te ajudar a chegar lá.

RB — #HandsOn

Sigam-me nas redes sociais: sou @rodrigobarrostv em todas elas; no Snapchat sou rb.barros

http://handson.tv — Conteúdo em vídeo selecionado por empreendedores para empreendedores.

http://www.rodrigobarros.com.br/

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply