Aprendendo a analisar seu site via Google Webmasters Tools

0
2 February, 2017 at 4:17 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Oi gente!

Existe uma ferramenta que para mim é uma das fundamentais quando de trata em analisar palavras-chave, crescimento orgânico etc, ela que também é do Google, é gratuita e pode ser acessada por aqui: Google Webmasters. Eu acesso ela pelo menos 3 vezes por semana e é de lá que tenho uma visão geral do que melhorar no meu dia a dia, e vou explicar por quê.

Você vai precisar colocar um código do seu site para que comprove o vínculo, tem as orientações lá de como fazer, então busquem aí e agora vamos colocar a mão na massa.

Sem dúvidas, o que eu mais gosto é ver a posição das palavras-chave na busca orgânica do Google, mas o relatório completo demora alguns dias depois que você vincular seu site. Eu uso sempre o Search Analytics marco todas as opções para ver o relatório completo: Cliques, Impressões, CTR e Posição.

Total de Cliques: quantas pessoas clicaram nos likns que o Google mostrou na busca orgânica;

Impressões: quantas vezes seus links foram mostrados em buscas;

CTR: quantas pessoas que viram essas impressões clicaram no seus links;

Posição: quando a busca foi mostrada, em qual posição você estava.

Aí aparece um gráfico que eu pulo para as palavras-chave. Nessa lista, os que aparecerem nos primeiros lugares, são aquelas palavras que te trazem mais acesso. Se você clicar nela, poderá ver o crescimento dela no decorrer do tempo, ou mesmo na queda para posições inferiores.

Vou dar um exemplo prático: a palavra-chave Startup-Rio eu tinha pouca conversão. Eu estava no 28º lugar, então foquei em sempre que publicasse coisas sobre o Rio de Janeiro, não podia esquecer de usar minha palavrinha-chave “problemática”, e isso no próprio blog, não focando em posts para outros canais.

Um outro exemplo é o caso do Pipefy. Uma startup que postei no blog muito tempo atrás. Como eu fui uma das primeiras que falou sobre o assunto, o Google já me dá uns pontinhos a mais, depois pela quantidade do post, que tem mais de 600 palavras e claro, todos os links funcionando… Além disso, quando alguém entra pela busca orgânica, existe uma alta retenção do público nessa página em específico. Veja no exemplo abaixo:

WebMaster

WebMaster

Dá para ver que o CTR é muito baixo, pois o primeiro lugar é o próprio site deles… e competir com isso é bem mais difícil.

Descubram no que são fortes e cresçam as palavras que estão fracos. E assim aos poucos vocês vai dominando o SEO do seu site!

Depois escrevo mais sobre a ferramenta, vão brincando e descobrindo que existe um mundo paralelo por lá. PS: dêem uma olhada na parte de links externos, isso vale e muito nas notas do seu SEO!

Boa sorte!

Bjs

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog para Empreendedoras

Youtube para Empreendedores

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply