5 investimentos que toda empresa de sucesso tem em comum | Por Leandro Neves

2
28 October, 2016 at 4:46 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

5 investimentos que toda empresa de sucesso tem em comum

Mesmo que não haja uma receita absoluta para obter o sucesso em qualquer empreendimento, é possível analisar quais são os caminhos mais comuns que grandes empresas utilizam (e utilizaram) para se estabelecer e conquistar espaço no mercado. Depois de uma análise detalhada, o empreendedor poderá identificar quais são os investimentos indispensáveis para o sucesso de seu negócio.

Para ajudar nesse caminho, separamos os 5 investimentos que toda empresa de sucesso tem em comum, e como você pode implementar essas características em seu negócio.

Construção da marca

Um dos investimentos essenciais que toda empresa de sucesso realiza é construção de sua marca e reputação perante o mercado.

Criar uma boa reputação para sua marca dependerá de como a empresa se posicionará no mercado, na qualidade do produto oferecido e, principalmente, quais canais utilizará para se comunicar com o seu público-alvo.

Definição de objetivos claros

Todo negócio de sucesso foi criado em cima de metas claras e objetivas, e para tanto é preciso investir em pesquisas certeiras para definir quais são as principais etapas do seu negócio, considerando as seguintes questões: Em qual mercado pretende atingir? Com qual público pretende falar? Quais as formas de viabilizar tudo isso?

Gestão de pessoas

As maiores empresas têm uma característica em comum: elas também estão no topo das listas de “melhores empresas para trabalhar”. Quando o gestor conhece sua equipe e mantém com ela um relacionamento alinhado com os objetivos da empresa, os resultados surgem naturalmente.

Lembre-se de que montar um time com colaboradores eficientes é muito mais interessante para o negócio do que contratar novos talentos constantemente. E o principal: manter uma boa comunicação entre os colaboradores é essencial para o bom relacionamento no ambiente de trabalho.

Presença mobile

Segundo a Anatel, em Janeiro de 2014 o número de brasileiros que possuíam um smartphone subiu 99% em relação ao ano anterior. Se você analisar os dias de hoje, verá que esse número já aumentou e ainda está em constante expansão.

No entanto, apenas 35% das empresas possuem websites adaptados para o mobile, e muitas não investem em criação de aplicativos para aumentarem sua presença nesse mercado.

É possível notar que grandes empresas possuem aplicativos e sites responsivos ou adaptados para dispositivos móveis. As maiores empresas investem em aplicativos para atrair novos clientes e fidelizar os antigos e, se analisarmos o número crescente dos usuários mobiles, devemos assumir que esse tipo de investimento é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

Presença digital

Além de uma forte presença mobile, através de um site ou blog responsivo e aplicativos ligados a ações de marketing, a presença digital também é uma característica que se pode notar das maiores empresas.

Atualmente, grande parte das pessoas utilizam a Internet para buscar soluções, e as empresas que não possuírem uma forte presença digital acabarão sendo engolidas pela concorrência.

É essencial investir em sua presença digital, na criação de um website eficiente e de páginas nas redes sociais  — lembre-se de identificar quais são as redes mais utilizadas pelo seu público.

Mesmo em ramos diferentes, esses são os 5 principais investimentos que toda empresa de sucesso tem em comum, e se você implementá-los em seu negócio, aumentará consideravelmente as chances de obter o tão estimado sucesso.

E você, identificou algum dos investimentos citados em sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

Leandro Neves

Leandro Neves

Sobre o Convidado: Leandro Neves

Programador de formação e atualmente como CEO da Ilhasoft trabalha com mobile desde 2006. Trabalhando na Ilhasoft participou da equipe de diversos projetos como CrowdMobi que ganhou o premio de App mais inovador no Rio Info 2013, Clássico da Literatura como Melhor App de 2012 pelo OI Tela Viva Movel e ganhador duas vezes do Hackaton BRAPPS 2013 e 2014.

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply