O que é SEO? | Por Bruno Seabra

1
8 March, 2016 at 8:35 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

SEO

SEO é uma otimização de sites (otimização para motores de busca) para melhorar o posicionamento das páginas de um domínio nos resultados da busca gerando visualizações.

Os mais populares motores de busca (Google, Yahoo e Bing) possuem exemplos e descrições para ajudar pessoas leigas a indexar e otimizar o site de várias maneiras.

Para aparecer seu website nos resultados das pesquisas você tem que ensinar esses motores quais as páginas são importantes. Primeiro adicionar o domínio, os buscadores irão tentar validar o site através de um arquivo que contenha a chave secreta. Depois que validar, agora é hora de passar um arquivo de texto contendo uma lista de links que você acha relevante aparecer na pesquisa (mapa do site).

O buscador vai fazer uma verificação de todas as páginas e vê se tem algum link quebrado (requisição inválida, não autorizado, proibido, não encontrado), DNS e conectividade com o servidor se está OK.

Você pode escolher as páginas, imagens, vídeos e notícias que quer fazer anúncios, publicidade paga pelo número de visualizações ou por número de cliques. Escolhendo palavras-chaves, segmento e região.

O objetivo é melhorar o número e a posição de seus resultados nas buscas. Fazendo com que mais pessoas achem seu site, leem e voltem depois para procurarem mais conteúdo.

Toda página em HTML apresenta: título, descrição e palavras-chaves. As pesquisas podem conter esses itens principais e textos dentro da página.

Um dos métodos que o Google utiliza e é bem famoso é o Page Rank (um algoritmo para posicionar webistes entre os resultados de suas buscas). Quanto mais sites diferentes apontarem para seu site, mas irá aumentar suas chances de aparecer primeiro nos resultados das buscas e o buscador atualizar os índices.

Além desse método o Google utiliza diversos outros meios para classificar um site, ele usa infinitas combinações para calcular o número da página com base nas palavras semelhantes. Tem também o Google Analytics que serve para contar a quantidade de acessos de cada página, que tipo de pessoas estão acessando e em que horário. É possível colocar publicidade externa dentro do site com o Google AdSense  ou criar uma publicidade para o seu site usando o Google AdWords para que outros sites possam trazer mais visitantes. As pessoas procuram por palavras semelhantes ou relacionadas há um determinado segmento.

O mapeamento de todo o conteúdo do domínio pode levar semanas, até meses, dependendo de como as páginas são atualizadas ou sites externos terem links para seu site. Os buscadores de tempos em tempos podem verificar se as páginas apresentam novos conteúdos e links novos.

O arquivo robots.txt serve para dizer aos motores que pastas ou arquivos não podem ser acessados por serem sigilosos.

O site pode ser classificado com base na quantidade de links quebrados, internos, externos, existentes, originalidade do conteúdo, citações e fontes de pesquisas, tempo de carregamento do site, se o site possui versão móbile ou responsivo e com base no monitoramento da frequência que usuários que retornam.

 

Bruno Seabra Carneiro

Bruno Seabra Carneiro

Sobre o Convidado

Bruno Seabra Carneiro é de Manaus-AM, tem 28 anos, Bacharel em Ciência da Computação na UFAM.

E-mail: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/ideiasfera

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply