Glossário de SEO para startups | Por Vinicius Aguiari

3
24 February, 2016 at 4:17 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  3 Comments

Glossário de SEO para startups

Conhecimentos em SEO são fundamentais para quem possui planos de criar uma startup e empreender no segmento digital.

Por meio deste conjunto de otimizações é possível desbancar concorrentes, gerar audiência e diminuir custos de marketing.

A seguir, elaboramos um glossário com 19 tópicos fundamentais para quem deseja começar nesta área altamente desafiadora.

Aproveite e boa sorte!

Autoridade de Domínio

É o principal fator para rankeamento no Google. É calculado considerando a quantidade e a qualidade de links externos apontando para um site. Segue uma escala de pontuação não linear de 0 a 100, onde é mais fácil avançar de 0 a 10 do que de 80 a 90, por exemplo. Google e Facebook possuem nível 100 enquanto sites recém-criados começam com 1 ponto de Autoridade de Domínio.

Autoridade da Página

Similar à autoridade de domínio, mas leva em consideração a pontuação de uma única página em vez de mensurar todo o site. Novamente, o número de links apontando para a página é o principal fator para pontuação. Além dele, a qualidade do conteúdo, dos links externos e dos compartilhamentos nas redes sociais são outros fatores de pontuação.

Black Hat

É um conjunto de práticas antiéticas com o objetivo de enganar o Google e colocar um site ou página no topo dos resultados. Um vez descoberto, estes sites são penalizados.

Bounce Rate

É uma métrica do Google Analytics que mensura os usuários que chegaram ao seu site e sairam sem realizar nenhuma ação ou clique. Costuma ser mais alta em blogs do que em e-commerces, por exemplo.

Crawler

É o braço do algoritmo do Google que rastreia toda a web indexando os conteúdos. A indexação começa pela URL e se estende para as outras páginas hospedadas no domínio. Por isso, a importância de um sitemap. Googlebot é o nome do crawler do Google.

Google Analytics

É a ferramenta do Google para coleta, configuração, processamento e relatório dos dados. Dentro dele é possível definir metas, medir conversões, checar contéudos mais acessados, comparar audiência por períodos, ver quais canais estão gerando mais tráfego etc. Veja como tirar a Certificação em Google Analytics.

Growth Hacking

É uma estratégia moderna desenvolvida por startups do Vale do Silício que combina marketing e engenharia para gerar resultados rápidos. O SEO é um de seus canais para geração de tráfego.

Inbound Marketing

Outra estratégia moderna de marketing baseada na oferta de conteúdo para geração de audiência, leads e conversões. Baseia-se em quatro fases: atrair, converter, fechar e encantar. Para isso, pode usar posts, ebooks, infográficos, vídeos, planilhas, webinars etc. O SEO é parte fundamental desta estratégia.

Indexação

Acontece quando uma página de seu site é encontrada pelo crawler e passa a fazer parte da base de dados do Google.

Link Building

É a prática de gerar links para o seu site a fim de aumentar a sua autoridade de domínio. Pode ser feita por meio de assessoria de imprensa, guest posts, substituição de links obsoletos, comentários em blogs e fóruns etc.

Long tail

É a teoria da cauda longa para negócios (nichos) e SEO. Em SEO, acontece se dá quando uma keyword é composta por três ou mais palavras. Exemplo: “calça preta rasgada”. Tem como objetivo gerar conteúdo e resultados específicos para os termos buscados.

Onpage

São as otimizações técnicas feitas no código de um site a fim de atender as boas práticas estabelecidas pelo Google.

Palavras-chaves

São as consultas feitas pelos usuários as quais um produto ou serviço tenta ir de encontro. Por exemplo: “meio de pagamento e-commerce”, “clube de assinaturas café”, “loja acessórios de bike”.

SEM

Do inglês, Search Engine Marketing. É  a prática de comprar palavras-chaves para aparecer como anúncio no Google. É realizada por meio do Google AdWords.

SERP

Do inglês, Search Engine Results Page. É a página de resultados de uma busca.

Sitemap

São mapas que informam ao Crawler toda a estrutura do site e as páginas que devem ser indexadas. O algoritmo lê este arquivo para rastrear o site de maneira mais inteligente. Segundo o próprio Google, é recomendado para sites novos, como os de startups, com poucos links externos.

WordPress

Sistema mais popular para a publicação e gerenciamento de conteúdo. Foi escrito em PHP com banco de dados em MySQL. É gratuito, altamente customizavel e possui um mercado com milhares de temas pagos e gratuitos para instalação.

Tem algum outro tópico relacionado a SEO que você gostaria de saber o significado? Deixe sua dúvida nos comentários :)

Vinicios

Vinicius Aguiari

Sobre o Convidado:


Vinicius Aguiari é fundador da Visíveo e consultor especialista em Growth Hacking e Inbound Marketing para startups e empresas digitais.

Quero Escrever um GuestPost

Capa: Pixabay

Use Facebook to Comment on this Post

3 Comments

  1. Vinicius Aguiari / 24 February, 2016 at 9:36 pm / Reply

    Adorei colaborar, Talita.

    Obrigado pela oportunidade :)

    • Talita Lombardi / 25 February, 2016 at 12:34 am / Reply

      Obrigada por colaborar! O StartupsStars é o que é por posts como o seu! Obrigada!

  2. Pingback: Guest Post do StartupsStars! | Startups Stars

Leave a Reply