Estabeleça uma Cultura Organizacional Desde o Início | Por José Abuchaem

1
16 January, 2016 at 8:07 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

A importância de estabelecer uma cultura organizacional desde o início

 

Ao pensar nas estratégias para tirar um negócio do papel, levamos em conta conceitos importantíssimos como plano de negócios, investimento, concorrência, etc. Entretanto, a cultura organizacional na maioria das vezes fica de fora desse planejamento inicial, aparecendo - se aparecer - no momento em que a empresa já está mais estruturada.

Definir os valores que guiarão a empresa logo no primeiro estágio pode ser crucial para exercer uma boa liderança e contratar colaboradores alinhados com os objetivos do negócio que, principalmente no início, serão bem agressivos.

Mas o que é cultura?

Assim como em uma sociedade, a cultura de uma empresa são os valores, crenças e comportamentos compartilhados por seus colaboradores. Uma cultura bem definida, que motive e propicie o crescimento profissional e pessoal de seus funcionários, trará inúmeros benefícios para a empresa, pois os objetivos estarão alinhados entre líderes e profissionais, e estes terão um ambiente favorável para desenvolverem seus talentos.

A cultura de uma empresa é o seu DNA. Se você não entende o seu DNA, não saberá com quais pessoas sua companhia será compatível. Trabalhar isso logo no início pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da empresa.

A própria Nuvem Shop baseia sua cultura em cinco valores centrais, que guiam todas as reuniões, feedbacks, contratações e demissões da companhia. São eles:

Proatividade: estar disposto a solucionar problemas que não possuem um responsável claro e resolver para avançar;

Empatia: se colocar no lugar do próximo, seja ele um cliente ou um colega de trabalho, e assim estabelecer uma melhor comunicação;

Comprometido e orientado a resultados: comprometimento em entregar o melhor resultado, não trabalhando por horários, mas por objetivos;

Metric-Driven: ser guiado por métricas tanto para tomar decisões quanto para medir o sucesso de cada projeto;

Transparência: optar por sempre dizer a verdade a colegas e clientes;

Uma cultura forte é capaz de ir além do ambiente corporativo e impactar não só seus próprios colaboradores, mas também seus clientes. Portanto, comece a pensar qual a essência da sua empresa e quais valores você deseja transmitir para parceiros e consumidores.

Por fim, deixarei um vídeo que conta um pouco mais sobre a importância da cultura e os cinco pilares que guiam a Nuvem Shop:

Jose Abuchaem

Jose Abuchaem

Sobre nosso Convidado:

José Abuchaem

José é co-fundador e diretor de Marketing da Nuvem Shop. Ele é fã de videogames e adora projetos de educação. No dia-a-dia, procura focar na aquisição de clientes através de diversos canais, mostrando a filosofia Nuvem Shop para o mundo.

Quero Escrever um GuestPost

Capa: Pixabay

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply