Como a InovaHouse, Startup Brasileira, quer mudar o futuro da Construção Civil

Não é novidade que ter uma casa própria é ainda um sonho distante de muitos brasileiros. Mas o quão distante esse sonho pode ser? Se colocarmos na ponta do lápis os números da construção civil, veremos que o metro quadrado da construção custa em média 1200 reais. Assim, uma casa de 50m2 custaria por volta de R$ 60.000,00. Esse valor corresponde a 76 salários mínimos, o que significa que as pessoas que dependem de um salário mínimo para sobreviver demorariam 6 anos  para ganhar o dinheiro referente à compra da casa. Considerando que a arrecadação seria toda investida nesse objetivo.

Com o sonho de mudar essa realidade, Juliana Martinelli fundou a InovaHouse. Uma startup que propõe reduzir os

inovahouse

InovaHouse

impactos e os custos da construção civil através da tecnologia de impressão 3D. Essa ideia inovadora surgiu após Juliana se deparar com uma reportagem sobre impressão 3D de casas populares na China, onde a empresa conseguia imprimir cerca de 10 casas emergenciais em apenas um dia, usando ainda material de entulho reciclado. Pesquisando mais sobre essa possibilidade, Juliana encontrou outras vantagens desse processo, algo que poderia ser aplicado no Brasil para solucionar problemas reais e atuais da população.

Como tornar o sonho possível

 Em meio a incertezas, esse sonho vem se concretizando através de editais de inovação e de oportunidades para startups. A partir desses editais a empresa busca investidores e parceiros para desenvolver  uma impressora 3D que seja capaz de trabalhar com um material sustenável agregado do concreto. Com a automatização do processo construtivos, a empresa espera reduzir, além dos custos, o tempo e o impacto ambiental das construções civis.

Atualmente a InovaHouse está entre as três representantes do Brasil em uma competição mundial de startups – a Copa do Mundo de Startups Universitárias University Startup World Cup. Esta competição acontecerá em Copenhagen, na Dinamarca,  e reunirá as 50 melhores ideias do mundo para disputar prêmios de até 100 mil dólares.

inovahouse

InovaHouse

Para ajudar nos custos com passagem aérea e hospedagem, os jovens criaram um financiamento coletivo na internet para que pessoas que acreditem na ideia deles ajudem incentivem o projeto. Para apoiar, acesse: http://www.kickante.com.br/campanhas/copa-do-mundo-de-startups-universitarias