Empreendedores voltando à zona de conforto e não escalam sua startup | Por Vinícius Marques

1
14 July, 2015 at 1:38 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Empreendedores continuam voltando à zona de conforto e não sabem como escalar sua startup

Sou empreendedor e movido a desafios, e fala-se muito que devemos nos focar no que gostamos e somos bons. Apesar de ser muito verdadeira, essa recomendação também é bastante perigosa para nós empreendedores, já que podemos acabar ficando presos na zona de conforto.

Já investi tempo demasiadamente em áreas com a qual mais me dei bem: o produto! O problema é que uma startup não é feita apenas de programação e design, também é preciso investir tempo em atividades completamente diferentes e muitas vezes não tão prazerosas, como validação e venda.

Sempre que me pego na zona de conforto, me vejo criando novas funcionalidades e melhorando o produto de forma infinita como uma forma de criar desculpas para mim mesmo. Então aprendi a não empurrar prioridades que não gosto para o fim da lista.

Uma dessas atividades é marketing e vendas, todo empreendedor técnico esbarra neste obstáculo, e por não me dar muito bem com esta área já faz alguns anos que tenho focado muito nesses aspectos. Todo empreendedor ou startup possui capital financeiro reduzido e a receita gerada pelo próprio resultado operacional não permite escalar de forma efetiva. Então depois de testar conceitos e metodologias já conhecidas como predictable revenue, AIDA, outbound/inbound marketing, AIP, growth hacking entre outros, desenvolvi um método clean e simples que permite escalar o processo de marketing de vendas e gerar tração para startupers de tecnologia.

Denominado CANVAS DO MARKETING DE VENDAS, a metodologia se baseia na modelagem visual através de 10 quadros ilustrando claramente todo o processo de marketing de vendas.

Canvas

Canvas

Com o MVC (Canvas do Marketing de Vendas) qualquer empreendedor poderá aplicar de forma sistemática o processo de geração e nutrição de leads e alavancar as vendas =D.

Por fim, acredito que o tempo deve ser dividido em 3 áreas, com proporção adequada ao momento de cada startup: falar com clientes, desenvolver o produto e crescer.

Sobre o Guest Post

Vinicius Marques

Vinicius Marques

Vinícius Marques 

CEO da www.iturn.com.br - diretor da agência www.foccosti.com.br e empreendedor serial no ramo de tecnologia da Informação, com mais de 08 anos de experiência em desenvolvimento de tecnologias para impulsionar o crescimento de social e econômico. Startuper atuante como um agente de mudanças, capaz de orquestrar estratégias de negócios transformadoras objetivando resultados sustentáveis.

Graduado em sistemas da informação, EMPRETECO, possui perfil inovador e especialista em soluções web flexíveis e escaláveis voltadas aos problemas de empresas e da sociedade. Experiência diversa em ambientes de alto crescimento como startups e com amplo conhecimento do setor de Gestão Estratégica e Marketing Digital.

Quero Escrever um Guest Post para o Startups Stars

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply