Brasileiros Inovadores participam do GlG na Alemanha | Por Kamila Brito

0
26 May, 2015 at 10:23 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Brasileiros com projetos Inovadores participam do Global Innovation Gathering na Alemanha

Em Maio, um grupo de  40 inovadores da América Latina, Africa e Ásia, foram convidados a participar do Global Innovation Gathering (Gig) um encontro anual que acontece na Alemanha promovendo um intenso intercambio sobre inovação, economia criativa, os impactos e desafios de comunicação digitais em diversas cidade.

O Brasil, com tantas iniciativas boas e criativas que surgem em várias cidades, não podia ficar de fora desse contexto.

GIG, Foto: Acervo Pessoal da Kamila

GIG, Foto: Acervo Pessoal da Kamila

Alguns dos nossos empreendedores, com garra de mudar o mundo, que já mobilizam grandes iniciativas nas áreas de tecnologia, social e educacional foram convidados para esse intercâmbio. Entre os brasileiros convidados estavam  Kamila Brito (Pará), Mariana Suassuna (Brasilia), Gabriela Agustini (Rio de Janeiro), Ricardo Ruiz (Recife), Gilberto Vieira (Rio de Janeiro), Miguel Chaves (São Paulo) que juntos representaram a diversidade cultural e inovadora do nosso país.

O Gig, proporcionou um intercâmbio cultural repleto de dinâmicas e oficinas entre os participantes, além de visitas técnicas em Hackerspaces, Universidades, Hubs Criativos e espaços culturais que inspiram o pensamento sobre novos modelos de gestão e planejamento, em espaços públicos e privados.

GIG, Foto: Acervo Pessoal da Kamila

GIG, Foto: Acervo Pessoal da Kamila

Os últimos dias do Gig foram marcados pela participação dentro do Re:publica,  uma das maiores convenções sobre inovação da Europa. Seus convidados tiveram a oportunidade de participar de painéis, apresentações de seus respectivos projeto além de momentos de troca de tecnologias metodologias e conhecimentos práticos, com o público geral do evento, além de alguns protagonistas de hackerspaces, makerspaces da Europa. Isso deu início a uma rede global de transformadores sociais de alto impacto, aliado a sustentabilidade e baixo custo. Os destaques podem ser vistos online no  https://re-publica.de/en/archive/sessions

Além de toda essa diversidade constante de compartilhar experiências a nível global, a Alemanha destaca-se no ecossistema de startups como um dos países que mais investe em Startups e promove encontros constantes de empreendedores com nível de produtividade altíssimo de múltiplas áreas. No Republica era comum encontrar líderes e diretores de incubadoras, aceleradoras e investidores participando ativamente dos diálogos de Design em multiplas plataformas, mercado financeiro e empreendedorismo como elo de integração e parcerias com outros países. Berlin chama atenção pelo universo de aplicativos que o visitante pode usar para localização, referências de pontos turisticos, uma série de aplicativos de transportes tanto públicos quanto privados que atendem as necessidades de todos os públicos em apenas alguns cliques. Vale destacar que os conteúdos desses aplicativos são atualizados constantemente e as interfaces mobile deles repleta de simplicidade sem perder a sofisticação.

O Global Innovation Gathering rendeu dias longos de atividades em Berlin que podem ser acompanhados pelas hastags  #gig #rp15 #gig15 nas redes sociais e mais relatos dos brasileiros no Blog dedicado as experiências no GIG http://goo.gl/8jSE6B

 

KamilaBrito

KamilaBrito

Sobre nossa Convidada:

Kamila Brito, empreendedora, coordenadora do Barco Hacker, Casa de Cultura Digital, integrante da Comunidade Açai Valley e ativista de várias comunidades de tecnologia.

Quero publicar um Guest Post

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply