Existe Sigilo com a Tecnologia? | Reflexão sobre a Hello Barbie

1
24 March, 2015 at 10:11 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Oi gente!

Eu li esses dias sobre a Hello Barbie… Uma boneca que irá ter um diálogo real com as crianças, a partir de um banco de dados criado pela fala das crianças, reconhecimento de voz e acesso à um banco de dados via wifi.. é uma coisa incrível. Vou deixar o vídeo no final para vocês conhecerem melhor o projeto. Ai comecei a ler as críticas quanto ao poder de informação que a Matel (dona da marca), teria nas mãos.. Sigilo, privacidade etc etc.

Primeiro que, se eles dizem que os dados são armazenados, criptografados e tudo mais.. É uma forma segura de acreditar, mas se formos partir desse princípio, deveríamos parar de usar redes sociais e por favor, desligar a internet, pois estamos sendo monitorados o tempo todo. Um outro exemplo, que é delicado, é o da Nexxera.. Uma empresa de Floripa, que conheci há pouco tempo, que consolida extratos bancários de empresas gigantes (como Vale, Multiplus, Wallmart). Imagina o TANTO de informação que eles têm nas mãos e não é por isso que as empresas deixam de confiar…

TUDO deve partir do momento de até que ponto você deseja consumir as tecnologias existentes, as que virão e com elas, uma consequência de um Hacker entrar no sistema central e sair roubando dados a toa por ai ou simplesmente, tudo se transformar em BIG DATA, para desenvolvimento de estratégias de MKT em geral. Ah, é melhor não ter acesso ao caixa dos bancos. Meu tio, até hoje vai para a fila, para pagar as contas.. Ele acha mais seguro.. OK, ele tem essa opção.

Os pais dessas crianças terão a opção de escolher essa boneca.. E é assim que funciona. Eu achei incrível e revolucionário o que eles fizeram, com certeza, compraria para minha filha (se eu tivesse). Se eu visse que não é bom, sempre vou ter a opção de jogar fora e aquilo não fazer mais parte da minha vida.

Não dá para fazer omelete sem quebrar os ovos. A inovação vem para isso, para mudar… sair da zona de conforto é difícil.. Mais difícil ainda é pensar em ideias realmente diferentes,  lançar produtos que tenham uma pegada que faça com que as crianças saiam da frente do computador e volte a brincar, imaginar.. Pode ser que a boneca não dê certo, mas estou torcendo para que dê.

Conheçam a boneca (226K views), quero a opinião de vocês!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: [email protected]

Fan Page do Startups Stars

Blog de Empreendedorismo

Use Facebook to Comment on this Post

One Comment

  1. Pingback: #StartupNews# | Startups Stars

Leave a Reply