Boa tarde, pessoal. Tudo bem?

A nossa startup convidada de hoje é a gaúcha estande.me. A ideia principal do negócio é ser um marketplace para projetos e orçamentos de estandes e lojas, permitindo que o contratante possa escolher, entre diversas propostas, a que mais lhe agrada para a criação da exposição. Quem conversou conosco foi o CEO e fundador da plataforma, Paulo Sérgio Allgayer. Confira como foi o nosso bate-papo.

1 – O que é sua startup e como surgiu a ideia?

Somos um marketplace para projetos e orçamentos de estandes e lojas. A cada ano, expositores entram em contato com dezenas de montadoras em busca de orçamentos para seus estandes em feiras por todo Brasil, onde muitas vezes esse processo leva tempo. Queremos resolver essa questão do tempo perdido procurando fornecedores e, principalmente, a desconfiança que clientes tem em contratar fornecedores em outros estados, mediante uma solução simples, confiável e que propicia um bom volume de orçamentos e projetos para análise.
Estamos ainda programando uma área para feedback dos projetos/montadoras utilizadas, gerando um ranking dos melhores fornecedores. E assim, permitir a melhor escolha analisando custo e benefício dos projetos que serão recebidos.

2 – Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel? Como enxerga sua startup daqui a dois anos?

Conversando com amigos do setor e empresas que participam frequentemente de feiras e eventos diversos, foi logorelatado a falta de praticidade e confiança na busca por projetos e orçamentos desse tipo, o que nos motivou a fazer uma grande pesquisa de mercado tanto com fornecedores como com clientes. Através desta pesquisa, percebemos que mais de 70% das pessoas/empresas usariam a ferramenta.

Em dois anos seguiremos em expansão, mas com um modelo de negócio já amadurecido e reconhecido frente às empresas e clientes que utilizam nosso portal. O próximo passo, será a consolidação da marca estande.me para todo o Brasil, como uma ferramenta reconhecida pela praticidade, confiança e diferenciação na busca e escolha do melhor projeto para sua necessidade.

3 – Por que escolheu o mercado no qual está inserido? O mercado que atua possui diversos concorrentes, qual seu diferencial?

Trabalho no mercado de feiras e eventos há mais de sete anos e, por ser um mercado que sempre busca e apresenta inovações, me atrai e instiga a crescer nele. No último ano, devido a Copa do Mundo, esse mercado teve um crescimento de aproximadamente 40%, sendo que nos últimos 10 anos, seu crescimento se manteve na faixa dos 10%. Em valores absolutos, segundo o II Dimensionamento Econômico da Indústria de Eventos no Brasil, no ano de 2013 esse mercado movimentou cerca de R$ 209,2 bilhões no Brasil.

Mediante o potencial do mercado explicado acima e, somado à inovação e ao diferencial que nossa plataforma apresenta, mesmo com empresas que procuram fazer algo similar, entendemos o potencial deste segmento e conhecemos os desafios encontrados pelas pessoas e empresa de um modo geral, quando surge a necessidade de participar de uma feira/evento.
Somado a isso, nossa plataforma é global, permite ao cliente receber e analisar vários projetos e orçamentos, ter a segurança de optar por montadoras com know-how e credibilidade e, o mais importante na soma de todos estes benefícios: não gera custos ao cliente final.

4 – Por que decidiu empreender?

Parte de um desejo antigo, vinculado ao fato de que minha família por várias vezes inovou e teve a coragem de empreender e ter seu próprio negócio. Somado a isso, gosto das áreas de “criação e soluções”, me considero uma pessoal criativa e observadora, onde além de acreditar no potencial deste projeto, tenho certeza do retorno que este investimento trará, tanto no sentido econômico mas, principalmente, no reconhecimento pessoal e profissional.

www.estande.me

Fase: Cadastramento de fornecedores

www.facebook.com/estande.me

Henrique Schmidt

contato@lapresse.com.br

LaPresse – Assessoria de Imprensa para PME e Startups

Fan Page do Startups Stars