Entrevista: Guga Gorenstein | CEO e Co-Fundador do Poup

0
17 July, 2014 at 6:08 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Oi Gente!

Conheci o Guga, inusitadamente, no lançamento do Startup Brasil que aconteceu no GEC 2013.. Logo, convidei o Poup para entrar no Startup da Vez e o Gustavo, muito simpático, respondeu a entrevista! Depois disso, ele escreveu um Guest Post aqui para o Startups Stars.. Um empreendedor muito focado, que ajuda muito o ecossistema empreendedor e que merece muito tudo de bom que tem acontecido com ele, com vocês Gustavo Gorenstein!

Talita: Conta um pouco como você veio parar no mundo das startups.

Guga: “Em 2010 eu pedi demissão do meu emprego de executivo de multinacional e fui acompanhar a minha esposa que foi fazer

Gustavo CEO do poup

Gustavo CEO do poup

um mestrado em Londres. Eu queria estar algo ligado a empreendedorismo, e tinha comprado um pouco antes um iPhone e estava encantado com o aparelho. Encontrei um curso na universidade de Londres (UCL) chamado de Empreendedorismo e tecnologia. Como estava fascinado pelo aparelho, resolvi escolher este, mesmo sem saber o que eram startups e tal. Chegando lá passei 3 meses para conseguir virar o cérebro do modo corporação para o modo startup, depois me juntei com pessoas incríveis e ganhamos o maior prêmio de empreendedorismo de Londres com um app que foi bater no YCombinator, chamado do TipGain (que já não existe mais - fail fast, faio cheap). Ganhei uma bolsa para um curso de empreendedorismo na London Business School e, quando cheguei de volta no Brasil e comecei o Poup ele foi escolhido para um programa em Stanford. Depois de tudo isso, você acha que dá para sair deste mundo rs? ”

Talita: Para os novos empreendedores que submeteram ao Startup Brasil, conta um pouco como foi o processo desde aprovação até começar a trabalhar com a verba.

Guga: “Demoramos 2 meses para começar a trabalhar com a verba. Demoramos um pouco para submeter as posições e uma delas tinha um errinho nosso. Com isso tivemos que enviar alguns documentos para verificação. Honestamente, foi uma boa experiência. Erramos, enviamos de novo e saiu em um prazo bom. Prefiro mil vezes o CNPQ checando todos os documentos da gente, do que a gente ouvir daqui a um ano que houve fraude no startup brasil e o programa acabar.”

Talita: Conta um pouco sobre o mercado de cashback no Brasil e os desafios do Poup.

Guga: “O mercado de cashback no Brasil começou em 2007, com a dupla do compra3 e abriu caminho para toda a nova geração que está aí.

O serviço vem crescendo exponencialmente desde 2012 e atrai cada vez mais usuários. Os desafios do Poup, mas especialmente deste modelo de negócios em um país que não tem a cultura de rebates é de credibilidade. Sempre digo que a nossa proposta de valor é tão boa, mas tão boa que não soa verdadeira. Temos que realmente deixar o serviço fácil e acessível e usar o marketing boca-a-boca para que as pessoas realmente acreditem que podem ganhar dinheiro em compras online.

Para mitigar este risco, muitos dos players entraram também para o lado de cupons de desconto. Os cupons foram adotados pela maioria das lojas online e a busca por eles vem crescendo desde 2010. Ou seja, agora os usuários também pode usar cupons de desconto e ainda receber parte do valor de volta.”

Talita: Como empreendedor, pai de família, amigo etc.. Como você consegue tempo para tudo?

Guga: “Essa é fácil ;) Você dorme menos e ainda assim não consegue. Todos os lados reclamam.
Tenho um problema em dizer não para quem pede ajuda e, believe it or not, chegam pedidos para caramba. Como já fui muito ajudado e ainda sou, não consigo dizer não com facilidade.

Tenho acordado antes das minhas mulheres e trabalhando de manhã cedo nas coisas mais importantes do dia, passado o dia no Poup tentando apoiar a equipe maravilhosa que toca o pouquinho mais fofo da Net e aproveitando o máximo de tempo com a família a noite.

Final de semana sao dos amigos e família e startup weekends ;)”

Talita: Quais os conselhos para os novos empreendedores?

Guga: “A prática é melhor, mas muito melhor, do que qualquer teoria. Ou seja, se você tem uma idéias de negócio, comece a testá-la o quanto antes. Os testes normalmente custam nada ou muito pouco.

Fique cercado de pessoas boas. Elas vão te ajudar nos momentos bons e vão te levantar nos momentos ruins. Eu tenho uma sorte danada da rede de amigos empreendedores que tenho. E uso ela para caramba. 1x por semana, pelo menos, eu troco alguma idéia com um deles. Seja para chorar as minhas mágoas ou para contar novidades boas, mas essa troca é sempre muito rica.

Quando você correr atrás dos seus objetivos de curto prazo, tenha certeza que o caminho para eles está alinhado com as suas metas de longo prazo.”

poup

Sobre o Poup

“Poup.com.br é a nova forma de você poupar em compras online. Com Poup parte do seu pagamento volta para você, em dinheiro, na sua conta. #Cashback”

Poup no Startup da Vez

 

Nota

Guga meu querido, muito obrigada pela super entrevista, sou sua fã!

Beijos

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

 

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply