Vantagens da Computação na Nuvem para a sua Empresa/Startup | Por Sandro Venezuela

0
27 August, 2013 at 12:03 pm  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

Vantagens da Computação na Nuvem para a sua Empresa/Startup

Muitas empresas ou startups utilizam algum tipo de sistema de computação que necessita de um servidor, como por exemplo, para armazenar e compartilhar arquivos entre as estações de trabalho, ambiente de desenvolvimento e teste de aplicativos, aplicações específicas para um departamento, sistemas de colaboração entre os usuários, sistemas de webmail, etc, e com isto enfrentam um problema em comum: Como gerenciar esta infraestrutura?

Gerenciar um ou mais servidores sempre causa dores de cabeça, como por exemplo, equipe técnica enxuta, muitos usuários reclamando, quedas de energia, problemas de equipamento, fazer mais com menos, etc, e com isto, você acaba ficando sem tempo para se concentrar no que é realmente importante para o negócio.

No geral todas as empresas procuram maneiras para serem mais eficientes, oferecendo serviços de TI melhores e eliminando tudo que possa comprometer a produtividade dos seus funcionários. Mas como elas podem conseguir isto? A resposta pode ser: Computação na Nuvem.

Empresas que escolhem migrar seus serviços para a nuvem percebem melhorias na eficiência operacional e aumento de produtividade, sem contar que conseguem ser mais flexíveis e atender com mais agilidade mudanças em seus negócios, como por exemplo, a necessidade de uma solução de CRM para o departamento de vendas, que no modo tradicional exigiria a compra, ou atualização, de um servidor, instalação do sistema operacional e todas as configurações necessárias do aplicativo, sem contar as constantes atualizações, backup, etc.

Com um servidor na nuvem, tudo isto é facilitado, pois não é necessário adquirir nenhum servidor físico, o ambiente estará disponível em poucas horas e com praticamente tudo pronto. Se no futuro for necessário melhorar a performance deste servidor, a reconfiguração com mais memória, CPU, disco, etc, é realizada “na hora”, sem contar que os gastos são muito menores e as preocupações também, já que não mais existirão problemas com quedas de energia, falha de hardware e tudo mais que você teria se este servidor estivesse instalado localmente na sua empresa em uma sala muitas vezes sem ar-condicionado, nobreak, gerador de energia e assim por diante.

Alguns serviços podem ser migrados para a nuvem sem muita complicação, como por exemplo, um ambiente de desenvolvimento e testes, pois normalmente os servidores utilizados são pouco exigidos em termos de performance e são isolados (ou pelo menos deveriam ser) dos serviços de produção. Um servidor dedicado na nuvem com certeza é a solução para um ambiente de desenvolvimento.

Outro serviço que pode ser adotado com sucesso na nuvem é o CRM, pois tende a ser isolado dentro de um determinado departamento da empresa. Um ambiente de CRM na nuvem proporciona inúmeras vantagens como a possibilidade de acesso pela equipe de vendas mesmo fora do escritório e através de quaisquer dispositivos (notebook, smartphone ou tablet) e também o acesso, a qualquer momento, do gerente, diretor e até mesmo do presidente da empresa para avaliar o desempenho das vendas de um determinado produto, por exemplo.

A solução Zurmo CRM é um grande exemplo de solução de CRM na nuvem, podendo ser acessada de qualquer lugar e com qualquer dispositivo, sem a necessidade de instalar nenhum software ou aplicativo extra para isto. Além é claro, de ter uma interface intuitiva, fácil de entender, tornando a ferramenta prazerosa para os vendedores e promovendo um melhor engajamento da equipe de vendas com os objetivos da empresa.

Armazenamento e compartilhamento de arquivos também é outro exemplo de solução facilmente migrada para a nuvem e que proporcionará diversas vantagens para a empresa, principalmente quanto a facilidade de acesso, agilidade e flexibilidade, sendo possível acessar a informação de qualquer lugar. Uma solução de armazenamento na nuvem específica para o mundo corporativo é o ownCloud.

O ownCloud é uma solução segura, fácil de usar e integrada perfeitamente com as ferramentas que sua empresa utiliza no dia-a-dia, como por exemplo, editores de texto e planilhas. Mais importante, o ownCloud proporciona segurança e privacidade para os dados confidenciais da empresa, colocando o controle das informações de volta em suas mãos.

Existem inúmeros outros exemplos que podem ser migrados facilmente para a nuvem, mas o critério deve ser sempre o mesmo, ou seja, considerar em primeiro lugar os aplicativos que ofereçam menos esforços e proporcione um maior retorno. Resumindo, observe o custo x benefício de cada serviço, verificando a importância, as vantagens e dependências com outros serviços.
Caso fique complicado decidir o que migrar e quando, contrate uma empresa especializada para ajudar nesta transição. Esta empresa pode mais facilmente ajudar neste momento, pois tem conhecimento suficiente para analisar caso a caso todas as aplicações e decidir como fazer a migração.

 

Sobre o Guest Blogging

Foto (4)

Sandro Venezuela no Startups Stars

Sandro Venezuela, é formado em física, com especialização em física aplicada, pelo instituto de física da USP.

Atualmente é CTO - Chief Technology Officer - da Linux2Business, responsável por oferecer sempre a melhor solução aos seus clientes. Escreve e compartilha documentação técnica sobre serviços de infraestrutura e é responsável também pela equipe de tradução do Zurmo, solução livre de CRM.

A Linux2Business é uma empresa que oferece soluções na nuvem para pequenas e médias empresas, sempre utilizando software livre e de código aberto, preparando estas empresas para crescerem e expandirem seus negócios.”

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply