Cacho.la | Startup da Vez

2
30 May, 2013 at 12:02 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

Boa Noite!

A startup de hoje tem uma landing page linda e claro, uma ideia fantástica.

Cacho.la é uma plataforma para agrupar todo tipo de conteúdo on-line, ela é composta por 03 sócios e o quem respondeu às perguntas para o Startups Stars, foi o Raphael Cruzeiro, “Technical e C0-Founder” da empresa. Made in São Paulo, eles estão desenvolvendo o protótipo e em paralelo em busca de investidores para entregar o produto, que com certeza, trará muitos benefícios para os usuários.

O que é a Cacho.la e como surgiu a ideia?

“A Cacho.la é uma plataforma criada para agrupar qualquer tipo de conteúdo online, diagramar isso tudo de forma pragmática em uma interface gráfica e disseminar o conhecimento livre ao público, de um jeito fácil e acessível.

A ideia surgiu em um brainstorm entre o Rafael Oli e o Thiago Capelo. Na época, o Thiago tinha a proposta de desenvolver algo relacionado à educação. Partindo de algumas premissas básicas do sistema de educação atual, eles decidiram trazer a dinâmica de uma aula presencial para o meio digital. Um professor quando passa uma aula, escreve diversas lousas para que os alunos copiem o conteúdo e quando preciso utiliza recursos secundários (livros, xerox, apostilas). Concluído que essas lousas seriam digitais e lineares, então, houve o insight de utilizar todo o conteúdo disponível na internet, diagramado e ordenado da forma mais pragmática possível. Assim nasceu o primeiro esboço, com alguns features possíveis para a ferramenta e a definição de como seria o mecanismo de monetização.”

Cacho.la

Cacho.la

Como vocês pretendem colocar tantos assuntos juntos?

Percebemos que a dinâmica do processo de aprendizado é linear, um professor começa a aula sabendo o que vai contar do início até o final e o que espera que os alunos tenham aprendido.

Através da plataforma de criação, qualquer um pode acessar e montar uma aula virtual, preenchendo lousas organizadas em forma de linha do tempo, com os assuntos de interesse próprio ou de outras pessoas, e compartilhar esse conteúdo por aí.

A Cacho.la centraliza os materiais e permite que o usuário adicione (embed) links, vídeos, músicas, fotos, gravações, documentos ou qualquer outro formato existente. Arrastando e soltando o conteúdo direto da web ou de arquivos salvos no seu computador.
Depois de pronta, essa aula pode ser enviada em apenas um link para qualquer um.

O que o usuário pode esperar da experiência de usar a Cacho.la?

Uma experiência de consumo de conhecimento diferente de qualquer coisa existente. A Cacho.la permitirá ao usuário aprender facilmente sobre assuntos de seu interesse. Na plataforma de criação de aulas, uma interface rápida e intuitiva facilitará ao máximo a captação e diagramação dos conteúdos digitais. Além da liberdade para consumir as aulas em todos os dispositivos disponíveis no mercado (desktops, laptops, smartphones, tablets, etc).

Como pretendem monetizar a empresa de vocês?

A monetização do negócio começa no momento em que o usuário decide ou percebe que o conteúdo de suas aulas é relevante o suficiente para ser comercializado.

Queremos possibilitar ao usuário utilizar a ferramenta, além da disseminação de seus conhecimentos, como uma plataforma de aumento de renda, criando um estímulo financeiro para a produção de conteúdo de qualidade, mantendo como posicionamento que o nosso modelo de negócio se baseia na co-criação de valor, cobraremos uma comissão em cima de cada conversão.

Pode apresentar seu time se quiser.

Rafael Oli - Co-founder responsável por toda a comunicação e criação. Diretor de Arte especializado em UX e UI, cuida desde o conceito da marca, apresentação e material de comunicação, até a interface do sistema.

Thiago Capelo - Co-founder responsável pelo business e prospect. Coordena todas as áreas de administração da empresa, além de atendimento e relações públicas.

Felipe Rocha - Nosso diretor de comunicação, responsável pelo tom de voz da marca, conteúdo, ações do projeto e social media.

Qual a função social da Cacho.la?

A educação pode transformar o mundo e a inovação pode transformar a educação. Mas, tecnologia por si só não adianta. A mudança só acontece quando há o envolvimento de pessoas com o desejo de ensinar e aprender de maneiras bem diferentes do convencional.
Quebrar os padrões atuais de ensino, principalmente no Brasil, vai ser uma longa batalha. E a gente vai lutar até o fim para contribuir e revolucionar os métodos acadêmicos com uma plataforma inteligente que agregue valor aos interesses de cada usuário.
Nosso ideal é construir um sistema orgânico e auto-sustentável que ajude todos envolvidos no processo a ganhar.

Site: http://cacho.la/pt/

Fase: Em busca de Investimento Anjo

Facebook: facebook.com/cacholaofficial

E-mail: [email protected]

Raphael, espero que vocês consigam logo o investimento, quero muito ver o site de vocês funcionando “prá valer”. Boa Sorte!

Amanhã entrevista internacional!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

2 Comments

  1. Pingback: Startups que Passaram por aqui | Startups Stars

  2. Roberto Nascimento / 30 May, 2013 at 1:40 am / Reply

    Toda e qualquer iniciativa na área educacional tem o meu apoio e essa parece que vai ter muito sucesso! Vida longa!

Leave a Reply