Última Semana Enquete Movimento Minas | Guest Blogging por Marcelo Sander

3
22 May, 2013 at 12:35 am  •  Posted in Guest Blogging, Todos os Posts by  •  3 Comments

Última semana para participar da enquete do Movimento Minas sobre empreendedorismo e startups

  O Movimento Minas - projeto de inovação aberta coordenado pelo Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas -  abriu, no fim de abril, uma enquete para saber a opinião dos cidadãos sobre como fortalecer a cultura empreendedora no estado, em especial, as startups. O prazo para participação na enquete “Pra você, o que é mais importante para fortalecer a cultura empreendedora e as startups em Minas?” termina no próximo dia 31 de maio.

 Dentre os principais desafios elencados pela equipe do Movimento Minas, estão: busca por investidores ou bancos dispostos a financiar empreendimentos; existência de talentos na região e boas universidades e escolas; a presença de incubadoras, aceleradoras e mentores; a facilidade para o processo de abertura e fechamento de negócios; e casos de sucesso de pessoas e empresas que sirvam de exemplo e referência no estado.

Startups

Segundo Paulo Emediato, co-gestor do Movimento Minas, as iniciativas que seguem o modelo de negócios de uma startup costumam ter como objetivo desenvolver produtos, serviços, aplicativos, sites ou programas que possam resolver desde questões pontuais e de nicho até grandes problemas sociais, ambientais e de mobilidade. “A busca constante por inovação é uma das principais características desse modelo de negócios”, destaca.

Na enquete publicada no site www.movimentominas.mg.gov.br também é possível sugerir iniciativas empreendedoras e startups no estado. “Queremos conhecer e mapear, através das indicações dos cidadãos, startups mineiras com bom potencial de mercado,” conclui Paulo Emediato.

Incentivo

O resultado da enquete do Movimento Minas servirá de base para subsidiar a regulamentação do Projeto de Lei 3.826/13, aprovado em turno único na ALMG no último dia 7. O projeto autoriza o Governo de Minas a conceder incentivo financeiro a pessoas físicas, nacionais e estrangeiras, que desenvolvam projetos voltados à criação de empresas de base tecnológica (EBT), ou seja, startups.

O objetivo é fomentar a cultura de inovação em Minas, garantindo um ambiente favorável ao empreendedorismo, incentivando a transformação de conhecimento em negócios de tecnologia e gerando, assim, empregos de qualidade. Os critérios de aprovação, as condições para o credenciamento das pessoas físicas e para o pagamento dos incentivos, as formas de controle dos recursos e a contrapartida mínima a ser oferecida serão especificadas em regulamento.

O incentivo financeiro será precedido de seleção de projeto pelo órgão ou entidade concedente, por meio de edital público e mediante contrato. As propostas serão analisadas por comitês de especialistas da administração pública, academia e mercado, podendo ser subsidiados por consultores externos. As inscrições de empreendedores interessados e o início do primeiro ciclo do programa acontecem no segundo semestre desse ano, em datas ainda a serem definidas. A gestão do programa será feita pelo Escritório de Prioridades Estratégicas - unidade de entregas do Governo de Minas. As operações em fundos de investimento ficarão a cargo do BDMG.

Sobre o Movimento Minas

O Movimento Minas é um projeto voltado para a participação dos cidadãos possibilitando a discussão e a construção colaborativa de ideias relacionadas aos desafios propostos no site. O objetivo do projeto é fortalecer a cultura de engajamento das pessoas em temas de interesse comum de forma aberta e inovadora. Participe, colabore. Publique suas ideias e converse.

Caso sua instituição se interesse em propor um desafio ao Movimento Minas, entre em contato através do e-mail [email protected].

@mbsander

Guest Blogging: Marcelo Sander

Jornalista mineiro, especialista em Marketing Político, Gestão de Projetos Culturais e Web Jornalismo. Trabalha com conteúdo web desde 2001. É assessor de imprensa do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas, professor de Novas Tecnologias e Marketing Digital das Faculdades Promove, colunista do Publiminas.com e autor do blog MercadoWebMinas.com.br

Use Facebook to Comment on this Post

3 Comments

  1. Pingback: De Tudo um Pouco | Startups Stars

  2. comment-376 / 12 July, 2014 at 3:21 pm / Reply

    Właśnie dla takich wpisów kocham czytać tego bloga!

  3. link / 15 October, 2014 at 4:00 pm / Reply

    This site was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped
    me. Kudos!

Leave a Reply