Instaclasse | Startup da Vez

2
9 May, 2013 at 12:02 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

Boa Noite!

Os amigos portugueses super participando do blog, independente do país, são todos bem vindos!

Tim Ruivo foi quem nos deu a entrevista e é quem cuida do “business”, produção de vídeos e faz parte da coordenação da engenharia. Eles desenvolveram a startup Instaclasse, que é uma plataforma educacional para ajudar os usuários no estudo de concursos, vestibulares e muito mais. Direto de Lisboa, Instaclasse no Startups Stars.

O que é a Instaclasse e como surgiu a ideia?

“A Instaclasse  surgiu como ideia e desenvolvimento de projecto pretende ser uma plataforma educacional online (marketplace) que aspira a elevar os índices de aprovação e aquisição de novas competências de estudantes brasileiros para concursos públicos, vestibular e cursos livres (profissionais). A Instaclasse disponibilizará conteúdos educacionais, de forma simplificada, organizada e interativa, com integração de aulas e simulados adequados ao nível de conhecimento e acompanhamento da aprendizagem do aluno, por via da calendarização/planificação do estudo até ao exame, integração de vídeo jogos e chat interativo com professores, TV Instaclasse e upload de conteúdos educativos.

Instaclasse

Instaclasse

A Instaclasse pretende ser referência no Brasil na preparação de candidatos em processos seletivos como Concursos, vestibular e também qualificação profissional.

A ideia surgiu numa conversa entre os brasileiros Katiane e o Maycom no intervalo do Mestrado em Marketing da Universidade Lusófona em Lisboa. Ambos queriam regressar para o Brasil devido à crise na Europa, no entanto pelo fato de estarem concluindo o mestrado resolveram implementar a ideia a partir de Lisboa, visto que a Cidade tem cada vez mais incentivado o processo de criação de Startups. Por isso, Maycom se inscreveu no programa “Call Fast Start “ que era voltado para pessoas que pretendiam desenvolver a sua ideia, e no primeiro dia do Fast Start na última hora convidou sua amiga Katiane para participar também com sua ideia. Ambos participaram do programa de Empreendedores e resolveram juntar as ideias com o Português Tim, que na altura tinha uma  produtora de vídeos, o que era essencial para o projeto Educacional online. Depois de formalizar a ideia, veio a ser criado a Instaclasse, que seria a união entre educação online e a produtora de vídeos.”

Onde é a sede da startup?

“A sede da startup é em Lisboa na aceleradora Fábrica de Startups. O nosso escritório tem vista para o Atlântico e por isso todos os dias visualizamos o Brasil.”

Qual a situação atual da sua empresa ?

“Estamos a validar e sistematizar o modelo de negócio desde Outubro e nesta fase estamos a desenvolver conteúdos educacionais com professores brasileiros (processo de gravação de aulas) e recrutámos dois developers que estão a desenvolver o marketplace.

A Equipe Instaclasse vem crescendo, com pessoas incríveis e apaixonadas pela ideia de disponibilizar conteúdos Educacionais Online para o Brasil de forma interativa e dinâmica.”

Tenho visto muitas startups com essa base no estudo on-line / plataformas crowdsourcing. Qual você acha ser o maior diferencial de vocês?

“Fizemos um levantamento exaustivo da concorrência e percebemos que poderíamos diferenciar pela criação de um marketplace online que juntasse professores e alunos numa ótica crowdsourcing.
Desta forma, damos oportunidade a qualquer professor Brasileiro, em qualquer ponto do globo criar a sua própria aula e garantindo-lhe assim uma fonte de rendimentos extra. Aproveitamos esta oportunidade para solicitar a todos os professores/formadores que estejam interessados a entrarem em contacto connosco.
Outro ponto diferenciador passa pela criação de aulas de uma forma facilitada e imediata através de uma aplicação na Cloud  que permite a captação da vídeo aula através de webcam, câmera de iphone, ipad e a integração no marketplace.

Para além destes fatores diferenciadores, vamos disponibilizar assistência à aprendizagem do aluno através da planificação/calendarização do estudo até à data do exame do aluno (com vídeo e simulados personalizados), vídeo chat com professores e uma componente de gamification (vídeo jogos) para estimular a aprendizagem do aluno.”

Pode apresentar o time da Instaclasse.

“O Instaclasse é constituído por três co-founders, dois brasileiros: Katiane e o Maycom e um português, o Tim. Os restantes elementos da equipe são compostos por uma estagiária brasileira a Tatielly e dois developers contratados.

Para além desta equipe, e praticamente sem recursos financeiros, sem investimentos, mas somente com trabalho árduo, dedicação e paixão pelo Instaclasse, contamos com a colaboração de mais de 18 colaboradores, entres eles estão 13 professores brasileiros a viver em Portugal e 5 estagiários na área do vídeo, design e vídeo jogos.”

Time

“A Katiane está a coordenar a área da educação, estruturando os conteúdos educacionais e selecionando professores brasileiros para lecionarem os cursos. Licenciada em Letras e Mestranda em Marketing, já deu formação para concursos públicos no Brasil.

O Maycom está responsável pelo departamento de Design, Web-Design e Imagem. Licenciado em Design e Mestrando em Marketing. Trabalhou no Brasil na Associação Comercial e Industrial de Empresários de Goiás e no Centro de Apoio aos Pequenos Empreendedores. Em Portugal atuou como Broadcasting Designer na Federação Portuguesa de Atletismo.

O Tim está responsável pelo departamento de Business e produção de Vídeos e coordena em conjunto com o Maycom a equipe de developers. Para além da experiência académica e profissional em engenharia e gestão, é co-founder de uma startup de vídeos digitais.

A Tatielly veio diretamente da USP do curso de Marketing e está responsável pela gestão de Marketing, Social Media e auxilia na coordenação da Educação.”

Quando vocês darão o start inicial?

“Durante os próximos 2 meses vamos aplicar a 1ª ronda de financiamento, para podermos concretizar o development e webdesign do marketplace. Em paralelo queremos concluir a produção de cinco cursos educacionais. No final destes dois meses queremos lançar a vesão Beta do marketplate e investir massivamente em campanhas de Marketing Digital segmentadas para professores e alunos.”

Como vocês pretendem ajudar a sociedade com a Instaclasse?

“Acreditamos que o conhecimento é a energia do século XXI e tem que estar acessível de uma forma democratizada, sobretudo no Brasil que tem uma grande necessidade de Educação de qualidade.

Por tudo isso queremos disponibilizar uma ferramenta de utilização intuitiva e simplificada, que contribua para facilitar e auxiliar o processo de aprendizagem e aumentar os índices de aprovação.

A Instaclasse não vai parar enquanto não chegar a todos os brasileiros que pretendam aceder à carreira pública, entrar na universidade ou melhorar a sua formação profissional, ajudando e contribuindo para que estas pessoas atinjam o seu Sonho.”

Site: http://instaclasse.com/

Fase: Preparando conteúdo de aulas para os usuários

Facebook: Facebook.com/instaclasse

Twitter: Twitter.com/instaclasse

  E-mail:  [email protected]

 Muito bom Tim!! Educação é a base de qualquer país, obrigada pela inciativa e muito sucesso!

Amanhã uma entrevista muito TOP! Acreditem! Uma mulher empreendedora, investidora e ícone no cenário nacional das Startups!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Use Facebook to Comment on this Post

2 Comments

  1. Pingback: Startups que Passaram por aqui | Startups Stars

  2. James / 26 January, 2014 at 4:04 pm / Reply

    Achei interessante, uma boa forma de inovadora as aulas,
    Ótimo para ter reconhecimento e retorno financeiro.

    James Brelaz
    http://www.animavideo.net

Leave a Reply