Importância da Pesquisa (importance of research)

2
24 January, 2013 at 3:11 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

Boa Noite!!!!!!!!!!!!!!!

Hoje foi o último dia de aula de uma matéria que até então eu não gostava muito, complicado alguém formado em marketing dizer isso, mas nunca entendi ao certo sobre a tal da pesquisa, eis que surge um professor que me mostra como é interessante, intrigante e importante esse assunto, por falar nisso.. ele vai dar uma entrevista para mim postar aqui e compartilhar com vocês.

Mas enfim, são tantos dados, tantos pontos a falar que quando lembro as observações os pontos de vista, me vejo admirada e feliz por essa descoberta. Então por que não começar uma startup baseada em pesquisas? Por que não compreender o mercado de maneira mais íntima? A intuição x ideias são geniais, mas se vocês pudessem atrelar isso a dados reais?

As vezes a pesquisa pode ser uma coisa cara, realmente requer certo investimento. Mas existem milhares de pesquisas prontas disponíveis no nosso novo Aurélio, o Google. Mas porque não convidar o seu usuário a te ajudar? Pode ser que nem todos respondam, mas valorizem aqueles que vão te ajudar. Somos startups de internet, sejam criativos! Faça as perguntas objetivas, claras, simples e nada muito longo para não se tornar chato.

Vamos ao meu exemplo. Um blog que fala sobre startups. Isso pode significar muita coisa, mas são apenas empreendedores que querem saber casos de sucesso? Ou podem existir pessoas simplesmente que gostam do assunto? Professor João Ricardo Matta, obrigada por me abrir os olhos bem no começo do meu projeto.

Por que então fazer uma pesquisa sobre algo que você acha que entende demais? Porque o mercado não é sobre sua opinião ou sua suposição de mercado, de clientes/usuários, de parceiros, elas tendem a ter necessidades diferentes, para isso é preciso compreender o que cada um quer, segmentar, descobrir o nicho que você quer trabalhar, aquele que combina mais com o teu produto. Cada detalhe na jornada para o sucesso, é uma batalha. Compreender o mercado faz parte dessa luta, observar as mudanças, monitorar o comportamento dos consumidores e por fim utilizar do bom senso e intuição para fazer o seu negócio aquele que chegará ao topo.

#sono :) Amanhã um lançamento de uma startup voltada a fanáticos por futebol #tvnobar!!! :)

#StartupsStars

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply