É preciso Criatividade para trabalhar em uma Startup

1
6 December, 2012 at 2:54 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  1 Comment

Boa noiteeeeeeeeeeee!

Trabalhar em uma startup e ser da áera comercial requer muito jogo de cintura e muita, muita criatividade.

Primeiro que temos que estar preparados para o sistema cair e não voltar rápido, temos que entender que as coisas não são tão simples assim de construir, que os prazos são coisas que sempre mudam, que uma integração pode ser a solução de fechar contratos, mas se não faz parte dos planos, esquece. Mas uma coisa importante eu digo, muitos dos parceiros/clientes já sabem disso.

Qual o ponto? Mesmo assim eles sempre acham que exageramos e eles vão insistir, aprenda a dizer não sutilmente.. dizer que em breve farão isso, e por enquanto, bom criatividade para resolver. Me deparo diariamente com esse problema e tento de certa forma convencer com soluções mirabolantes, mas possíveis. Isso é real quando o funcionário, gerente, vendedor, diretor etc está integrado ao modelo do negócio, não deixando a área comercial longe das outras áreas. É preciso deixar que o comercial opine, escute e entenda. Por mais que não seja fácil entender de primeira.

Muitos parceiros/clientes tenho conseguido reverter, pois informações que escuto no escritório levo ao campo e são suficientes para resolver algum problema. A área comercial não pode ter ser limitada em venda x sistema x comissão, até isso ainda acontece muito, mas no meu ponto de vista está bem errado. Ouvir o campo é tão importante quanto ouvir os investidores. Ouvir o cliente/parceiro pode ser ainda mais.

Se você é da área comercial e não é ouvido, na verdade você vai ter duas soluções: ou ser mais um que reclama ou ser aquele que vai trazer novidades, comece passando e-mail para a equipe, mostrando as idéias, possíveis soluções legais e tente interagir o máximo com as outras pessoas até que comprem a sua idéia. Se você achar que nada adiantou… ai sim é hora de partir para um novo desafio.

Amanhã vou fazer uma postagem de outro tema.. estou pensando até demais sobre trabalho.. é o clima de startup que nos deixa assim :)

Esse vídeo era do meu antigo canal (talilombardi) novo: talitalombardi, so para vocês terem noção do que uma startup pode se transformar! Enjoy!

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Startups Stars no Google +

 

Use Facebook to Comment on this Post

One Comment

  1. Pingback: De Tudo um Pouco | Startups Stars

Leave a Reply