7 Perguntas para Fazer a Si Mesmo Antes de Pedir Dinheiro | Cadu Castro Alves

0
13 August, 2013 at 12:17 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  0 Comments

7 perguntas para fazer a si mesmo antes de pedir dinheiro

A primeira pergunta que a maioria das pessoas faz quando está pensando em criar uma startup é onde elas buscarão dinheiro de investidores. Está é, certamente, uma pergunta válida, mas todo o dinheiro do mundo não faz o seu negócio ser um sucesso se você odiar o que estiver fazendo. Eu sugiro que há diversas outras perguntas mais importantes do que as relacionadas a dinheiro.

A melhor maneira de assegurar o sucesso de sua startup é fazendo algo que você ama, ao invés de fazer algo que te dará muito dinheiro. É claro que todas essas coisas e muitas outras são críticas, então é importante que você mantenha suas prioridades claras. Aqui estão as perguntas certas para fazer a si mesmo, na ordem correta, antes de pedir dinheiro para outros:

1. Você entende e aspira o estilo de vida empreendedor? Ser um fundador de startup não é um emprego, mas um estilo de vida, como ser casado versus ser solteiro. Na verdade, tem muito mais a ver com ser solteiro, já que muitos fundadores normalmente não tem ninguém como suporte, ninguém para tomar decisões para si mesmo, ninguém para jogar a responsabilidade e nenhuma visão para seguir a não ser a sua própria.

2. Você tem paixão pela sua ideia e oportunidade de negócio? Não há diversão em começar um negócio, se você não pode ficar com as pessoas, o clima do negócio ou as responsabilidades do dia-a-dia do trabalho. Algumas pessoas se relacionam melhor com negócios de serviços, enquanto outras se sentem mais confortáveis com manufatura ou construção.

3. Que tipo de startup melhor se encaixa em sua mentalidade? Além do tradicional novo produto ou modelo de serviço, você sempre pode comprar um negócio existente, adquirir uma franquia, se juntar a uma empresa de marketing multinível ou simplesmente trabalhar por conta própria como um consultor. Cada uma dessas opções possui desafios únicos e retorno do investimento. Pesquise a seu redor.

4. Que nível de experiência e treinamento você precisa para este negócio? Tome cuidado ao entrar em uma área desconhecida, só porque ela parece fácil ou promete um grande retorno. Os verdadeiros segredos de um negócio não estão em livros e você não pode acreditar em tudo o que lê na internet. Experiência é o melhor aprendizado.

5. Você realmente possui auto-confiança e auto-disciplina? Começar um negócio é um trabalho difícil e requer sacrifícios. Você estará operando independentemente, tomando todas as decisões e assumindo todas as responsabilidades. Você será capaz de perseverar e transformar seu novo negócio em sucesso?

6. Você possui um plano viável? Se você nunca escreveu um plano de negócios, você provavelmente não tem ideia de quanto dinheiro realmente precisa ou mesmo se a oportunidade é real. Eu acredito que o processo de escrever o plano tem mais valor do que o resultado, porque isso o força a pensar a fundo sobre todos os elementos e ter certeza que eles se encaixam juntos e a você.

7. Quanto dinheiro você realmente precisa? A partir de seu plano, calcule a quantidade mínima absoluta que você precisa para fazê-lo funcionar, e então reduza-o em 50%. Considere alternativas que não envolvem dinheiro, como oferecer participação ao invés de dinheiro ou troca de serviços. Levantar capital é extremamente difícil, e é por isso que muitos empreendedores fazem bootstrapping.

Se você chegou até aqui, agora é justo começar a perguntas às pessoas onde e quando você pode encontrar o dinheiro que você precisa (se precisar). Profissionais dirão a você que a sequência são os amigos e a família primeiro, investidores-anjo em segundo e só depois o capital de risco. Cada um deles possui custo de tempo e esforço.

O processo de tudo isso é o networking (não vários e-mails ou telefones inesperados). Comece com a câmara de comércio local, associações da indústria e seminários de investidores. Apenas comparecer não funciona. Use seu espírito empreendedor para começar algumas trocas e relacionamentos que podem levar ao seu próximo passo.

Começar um negócio é uma maratona, então faça sua preparação e treino antes de pedir aquela garrafa de água. Encontrar dinheiro é difícil, mas não é a parte mais complicada. A pior parte é fazer tudo isso enquanto curte a jornada. Esteja ocupado e divirta-se.

Esse texto é uma tradução livre do artigo 7 Questions to Ask Yourself Before Asking For Money

Sobre Cadu

cadu

Cadu Castro Alves no Startups Stars

Cadu é um geekpreneur apaixonado por tecnologia, internet e empreendedorismo. É (des)organizador do Geeks On Beer, Geeks On Mocha Hackathon e WordPress Meetup, além de evangelista do movimento Coworking.

Contatos do Cadu:

Facebook: https://www.facebook.com/cadudecastroalves

Twittwer: @castroalves

Linkedin: http://www.linkedin.com/in/cadudecastroalves

Use Facebook to Comment on this Post

Leave a Reply