Entrevista: Eduardo Orlando L’Hotellier- CEO at GetNinjas

2
15 March, 2013 at 12:49 am  •  Posted in Todos os Posts by  •  2 Comments

Boa Noite!

Eduardo Orlando L’Hotellier- CEO at GetNinjas

Hoje uma entrevista super especial, tive a oportunidade de conhecer o Eduardo em uma passagem dele rápida aqui no Rio, mas a entrevista aconteceu hoje via Skype.

Desde que o conheci, fiquei muito admirada pela forma rápida de pensar, de conseguir compreender os problemas e interagir com as pessoas, estávamos no escritório de uma outra startup aqui do Rio quando nos conhecemos. Com apenas 28 anos, Fundou a startup Get Ninjas , que já recebeu investimento da Kaszek Ventures e da Monashees Capital.  Eduardo Orlando L´Hotellier, CEO & Empreendedor, é formado em Engenharia da Computação, fez Administração e é Pós-Graduado em finanças.

Iniciou sua história como empreendedor na “Angra Partners”, como analista financeiro. Era um site de micro-serviços. Em 2010, o projeto ganhou uma grande tração, os investidores gostaram do negócio e eles tiveram um aporte financeiro. O foco da antiga empresa era de micro-serviços on-line e o GetNinjas surgiu se tornando uma empresa de serviços off-line. Após o investimento, as mudanças começaram e duraram cerca de 2 anos para se adaptarem ao novo formato e hoje  estão muito satisfeitos com o produto que está no ar.

Talita: Conheço muitas pessoas que se formaram no IME e que são empreendedores, o Instituto incentiva os alunos a serem empreendedores?

Eduardo: “IME é uma ótima escola técnica, porém não tem muitos incentivos ao empreendedorismo. Eles começaram outras iniciativas bacanas como empresa júnior e etc. 

Empreender é muito difícil e o principal ativo de uma empresa no seu começo é o empreendedor. Às vezes o negócio é fácil de mudar. O mercado é mais difícil, mas algumas empresas mudam o mercado. O Instagram começou como uma espécie de Foursquare e acabou como um APP de fotos. Existem muitos empreendedores do IME, como existem do ITA, da USP e em qualquer outra boa faculdade.

Talita: Quando se descobriu empreendedor?

Eduardo: “Aconteceu depois que comecei a trabalhar, como todo universitário, tinha esse sonho de ser empreendedor, fazia desafio Sebrae , fiz jogos de empreendedorismo, mas a oportunidade veio depois da experiência de trabalho.”

Talita: Como foi a primeira rodada de investimentos? Como é o sentimento da conquista?

Eduardo: “Foi bastante gratificante, os investidores vieram até mim por causa de umas notícias que saíram na mídia sobre o nosso produto e eles o acharam muito bom. Fiquei muito feliz, deu o apoio para contratar pessoas para desenvolver a empresa. O nosso foco não é atrair investidor, e sim satisfazer o cliente. Existe muito investidor no Brasil e vários fundos capitalizados, o problema em geral é na capacitação das pessoas que estão buscando investimentos. Existe empreendedorismo sem investidor, porém, não existe investidor sem empreendedor. O investidor  é que precisa do empreendedor, e o trabalho do investidor é encontrar os melhores empreendedores. E o trabalho do empreendedor é satisfazer seus clientes.”

Passos para o empreendedor antes da busca dos investidores, segundo Eduardo:

Eduardo: “Focar na criação do negócio. Em fazer um bom produto e formar um bom time ao longo da ideia. Muitas vezes uma pessoa não tem todas as capacidades técnicas que a empresa precisa. É necessário ter alguém de vendas, de estratégico, de tecnologia, uma pessoa de produto e muitas vezes uma pessoa que só tem uma dessas habilidades, como um programador que não é bom de negócios, um cara bom de negócios que não é desenvolvedor.

Se o seu produto, sua ideia é boa, as primeiras pessoas que você deve atrair são os sócios, pessoas que vão acreditar na sua ideia e vão trabalhar junto com você .O segundo passo são os clientes, atraindo sócios e clientes você consegue o investidor. Prove para os investidores que você consegue motivar um time a abraçar aquela ideia. Resumindo, Passo um: formar o time;  Passo dois: pensar no produto; Passo três: estratégia de marketing para atrair clientes; Passo quatro: Investidor.”

 

GetNinjas

GetNinjas

 

Sobre o GetNinjas:

O GetNinjas é um site de contratação de profissionais, nele você encontra diversos tipos de profissionais como pedreiros, eletricistas, professores particulares, designers e decoradores. Freelancer ou profissional prestador de serviço, anunciando no GetNinjas você consegue novos clientes e aumentar as suas rendas. Hoje o site possui mais de 20 mil profissionais em mais de 3 mil cidades do Brasil.

 

Eduardo, muito obrigada pela entrevista, foi a minha primeira via Skype. Acho que aprendi bastante com esse bate papo e agora tenho mais argumentos para os empreendedores que me procuram com algumas dúvidas sobre principalmente, investimentos

Bjs

@talilombardi

Fan Page do Startups Stars

Minha Fan Page

Use Facebook to Comment on this Post

2 Comments

  1. Ramon / 15 March, 2013 at 10:30 pm / Reply

    Bela entrevista Talita. Mais um case de sucesso. #Pensarforadacaixinha

  2. Pingback: Estrelas que deram entrevistas aqui no Startups Stars | Startups Stars

Leave a Reply