Twitch x Facebook Gaming: qual plataforma é melhor?

É inevitável que a pandemia e o isolamento social são justificativas para o crescimento das transmissões ao vivo. E quando se pensa em transmissão ao vivo e games, a primeira plataforma que vem em mente é a Twitch. No entanto, o Facebook Gaming vem ganhando cada vez mais destaque. 

Devido aos holofotes sobre as duas plataformas, decidimos mostrar qual plataforma traz mais vantagens. Tanto pra quem é produtor de conteúdo, quanto para quem consome. 

O visual importa sim  

No cenário de streamings, muito se discute sobre a interface. Há uma batalha entre Netflix e Amazon Prime Video, por exemplo, que tem justamente a interface como tema central. E nos streamings de games não é diferente. 

Entre a Twitch e o Facebook Gaming, a plataforma do Facebook tem uma certa vantagem. Afinal o Gaming é apenas uma aba do Facebook, mantendo o usuário dentro da rede social o tempo todo. Enquanto a Twitch é uma plataforma isolada, necessitando de um página própria. 

Já com esses pontos, o Facebook Gaming apresenta outra vantagem quanto aos ícones de navegação. Isso porque a plataforma não tem muitos, o que torna o controle sobre a plataforma algo mais simples. No entanto, o Gaming não oferece benefícios quanto a divulgação das transmissões. 

Isso porque os canais recomendados dos streamers não ficam na parte inicial, forçando o usuário a descer a página para encontrar. Outro ponto não muito agradável é com o chat. Durante uma transmissão, não existe uma ferramenta de chat, parecendo uma aba de comentários padrão do Facebook. 

Na parte da Twitch, por sua vez, o chat é uma ferramenta mais do que importante nas transmissões. Localizado na parte direita da tela, o chat permite as interações em tempo real, além de ferramentas, como o super chat

Comparando outros pontos, a plataforma também possui poucos ícones de navegação, ficando tudo disponibilizado de forma simples e objetiva. Quanto aos canais recomendados, a plataforma traz outras opções de conteúdo diretamente na página inicial, ao lado esquerdo. Nesse ponto, o usuário pode ir migrando de um streamer para outro de forma mais rápida e fácil. 

Fãs e audiência 

Apesar da importância da categoria, é até uma disputa injusta. Muito porque a Twitch já está mais estabelecida no meio, enquanto o Facebook Gaming ainda está se iniciando no mercado. Com isso, os números são muito distintos. 

Para se ter uma ideia, a maior audiência do Facebook Gaming foi de 58,9 mil, durante uma transmissão do game PUBG. Na Twitch, por sua vez, o recorde está com a transmissão de Fortnite feita pelo Ninja com a participação especial do rapper Drake. A transmissão contou com uma audiência de 667 mil espectadores simultâneos

Inclusive, Ninja é o maior streamer da plataforma. Atualmente, ele conta com mais de 16.029.386 seguidores

Poder da marca e suporte da Twitch e Facebook Gaming 

Àqueles que desejam hoje iniciar suas lives no Facebook Gaming, a plataforma oferece o Live Producer. Simples de controlar a publicação, também permite integração com diversos softwares, como o OBS. Por sua vez, a plataforma não possui um canal próprio para divulgação de atualizações ou com dicas para iniciantes. Até para os mais experientes a plataforma não ajuda. Muito porque as informações não são claras, deixando o produtor um tanto perdido. 

Para quem escolhe a Twitch, a situação é um pouco diferente. Isso porque a plataforma oferece o Twitch Studio, que é um programa exclusivo para os streamers. Diferente do Facebook Gaming, a Twitch oferece um blog sobre as atualizações da plataforma, com informações e dicas de como começar a transmitir. 

A plataforma também oferece vários espaços para informações relacionadas a outras ferramentas da plataforma. 

Por mais que a Twitch ofereça bem mais vantagens diante dos pontos tratados, o nome do Facebook ainda é muito forte. Tendo isso em mente, e com o fato do Facebook Gaming ser muito novo, ainda não reflete 100% o potencial da plataforma.

Entretanto, o Facebook não é a rede social mais próxima dos jovens, que são os principais consumidores desse tipo de conteúdo. 

Há o fato também da Twitch ser muito bem consolidada, o que torna o acesso muito mais fácil e ágil. Então, por enquanto, a Twitch mantém sua força como plataforma quando o assunto é transmissão ao vivo de games. 

FONTE

Compartilhe:
Artigos relacionados