5 características que líderes precisam nos próximos anos

As características dos líderes mudam de acordo com o tempo? O mercado e as pessoas precisam de novos tipos de gestão? Tudo indica que sim!

Com o avanço da tecnologia e novas funções aparecendo todos os dias, os cargos de liderança também precisam evoluir.

O mundo não precisa mais de chefes autoritários e donos da verdade, mas sim de líderes que cada vez mais incentivem sua equipe.

Por isso o Startups Stars separou algumas das principais características que os líderes da próxima década vão precisar desenvolver.

1. Aprender o todos os dias, com todas as pessoas

A troca de aprendizados é um dos principais diferenciais em relação aos líderes do passado. É claro que hierarquicamente o líder provavelmente sabe mais sobre determinada função, mas ele ainda pode aprender sobre muitas coisas.

Seja sobre uma técnica mais simples para chegar ao mesmo resultado, uma novidade ou tendência da internet ou até mesmo uma receita de bolo. O processo de aprender constantemente é mega importante!

2. Líderes precisam saber de tudo um pouco

Esqueça aquela velha ladainha de “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Agora os gestores precisam entender cada vez mais os processos envolvidos.

Isso conversa muito com o item anterior, no qual os líderes precisam aprender constantemente. Essa troca serve inclusive para aprender a função de cada um da equipe.

Isso porque o objetivo é auxiliar cada vez mais cada membro do time, observando “de fora”, sem estar imerso no operacional, mas sabendo exatamente como fazer cada uma das funções.

LEIA MAIS: 5 GRUPOS DO FACEBOOK PARA QUEM É SOCIAL MEDIA
LEIA MAIS: 3 GATILHOS MENTAIS QUE TE FAZEM VENDER MAIS

3. Mestres das relações interpessoais

A conversa de que o que acontece em casa não pode interferir no trabalho e vice versa não é mais tão bem vista. Nós somos humanos: gestores e colaboradores. Nós temos problemas e precisamos conversar sobre eles.

Trabalhar faz parte da vida de cada um e muitas vezes o gestor precisa enxergar isso. O auxílio do RH também é fortemente recomendado nesses casos.

Mas não só isso. Seu chefe não é mais aquela pessoa insuportável, mas sim aquele que bebe uma cerveja no happy hour e conta as aventuras fora do ambiente de trabalho.

4. Gostar (mesmo!) do que faz

Pode parecer óbvio, mas gostar do que faz é uma característica importante nos novos líderes. O trabalho com propósito é um incentivo marcante na hora de levantar da cama todos os dias.

Um líder motivado acaba espalhando toda a equipe, bem como o oposto também pode acontecer. Quem nunca teve um chefe chato que visivelmente odiava estar ali? Pois é. Isso acabou.

5. Visão de dentro, de fora; do passado e do futuro

O líder moderno precisa ter uma visão completa e geral de muitos aspectos. O que acontece dentro da equipe, no micro, sabendo a função de cada um. Também precisa saber o que acontece no macro da empresa, atento sempre aos processos.

Mas não só isso: o líder precisa ver também como e pra onde vai a concorrência, enxergar tendências de mercado e também dos próprios consumidores. Portanto, enxergar oportunidades pode ser decisivo!

Fonte: B9

Compartilhe:
Artigos relacionados