TikTok: Dados mostram que app vai muito além das danças

O TikTok se apresentou ao mundo como alguém que não quer nada. Uma dancinha aqui, outra ali. Mas, com o tempo, o aplicativo ganhou forças e se tornou um dos principais do mercado. Consequentemente, a rede social se mostrou ser muito mais do que as danças que garantiram seu sucesso. 

Segundo dados da Global Web Index Jun 2020, o app ainda se destaca quando o assunto é entretenimento. Tanto que 60% dos usuários utilizam o TikTok justamente para encontrar vídeos engraçados. Enquanto 45% usam para passar o tempo. Então, a alta porcentagem dos dois segmentos fazem sentido diante da atual realidade de pandemia e isolamento social

Ainda assim, o app demonstra dados ainda mais amplos que o de acompanhar influenciadores com piadas e dancinhas. Um reflexo disso está nos 28% que usam a rede social para buscar inspirações criativas. Mesmo que aprender não seja algo associado diretamente com o TikTok, 24% usam o app exclusivamente para isso. 

Tanto que a tendência de usar o aplicativo como uma ferramenta para ensino vem crescendo cada vez mais. Ainda mais com um cenário de educação a distância que, sem o contato presencial, perde-se muito. Portanto, exige ainda mais criatividade por parte dos educadores

Um reflexo disso está no professor de química do ensino médio, Phil Cook, que postou uma demonstração de laboratório e ultrapassou um milhão de seguidores. Outra demonstração está no uso da hashtag #cienciadivertida, que já ultrapassou 15,9 milhões de visualizações só no Brasil. Com tudo isso, o TikTok demonstra uma oportunidade para um uso mais dinâmico e divertido com estudantes e curiosos. 

TikTok: a rede social menos social 

Outro ponto que vai além da educação, mas que também é importante, é a expressão. Para 28%, o TikTok vem sendo usado para justamente se expressar. 

E não pense que seja para atingir a fama como outros usuários atingiram. Apenas 11% usam a rede para isso, focando muito em uma oportunidade de expressar uma opinião ou uma habilidade que, outras redes, não oferecem tanto. 

Diante um vasto universo que envolve o TikTok, o foco em rede social é o mais fraco. Apesar das publicações, os compartilhamentos e os comentários justificarem o social, não é o principal foco entre os usuários. 

A maioria se aproveita do social que o app gera, mas não o utiliza como uma rede social. Tanto que apenas 22% usam o aplicativo para ficar em contato com os amigos e só 19% para compartilhar vídeos do que está fazendo. Atividades essas que são feitas em outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram

Esses dados colocam uma discussão interessante entorno do TikTok. Apesar do app trazer as características de uma rede social, é utilizado para mais coisas além do básico. Consequentemente, coloca em risco o futuro do Reels e do recente Shorts.

Até porque, o Instagram – do Reels – e o YouTube – do Shorts – são utilizados para outras funções. Por sua vez, o TikTok é utilizado justamente para fugir dessas outras funções. 

FONTE

Compartilhe:
Artigos relacionados