3 gatilhos mentais que te fazem vender mais

Antes de mais nada, você sabe o que são gatilhos mentais?

Basicamente o gatilho mental é um comportamento automático que seu cérebro pode tomar em consequência de determinado estímulo.

Isso acontece porque nosso cérebro é programado para tomar certas atitudes rapidamente, sem realmente “parar pra pensar”. Imagine se precisássemos nos concentrar para dar cada passo, cada respiração, cada movimento… Ou cada impulso de compra!

Esses estímulos fazem com que nossa mente entenda determinada situação de alguma forma que podemos aproveitar para efetivar uma venda, por exemplo. Dessa forma, pode-se dizer que um gatilho mental é um “empurrãozinho” que pode te ajudar a vender mais.

Autoridade

É basicamente o conceito de influenciador digital (pelo menos em alguns casos). Aqui o cliente é influenciado por alguém que é considerado como uma autoridade no assunto.

“Se alguém que sabe mais do que eu disse que determinado conteúdo é bom, com que argumento eu vou discutir?”. E basicamente o poder de influência é justamente esse, mas não só com influenciadores. Estudiosos, por exemplo, podem ser bem aproveitados nesse gatilho mental.

LEIA MAIS: 5 RAZÕES PARA INICIAR O SOCIAL LISTENING NO SEU NEGÓCIO
LEIA MAIS: APRENDA ESSAS DICAS PARA BOMBAR NOS STORIES DO INSTAGRAM

Escassez

Você deve ter observado que alguns sites e redes sociais mostram “últimas chances” ou “restam poucas vagas”. Ou até mesmo quando você vai buscar uma hospedagem e vê a sinalização de que outras pessoas também estão olhando aquele mesmo quarto de hotel em promoção. “E se alguém pegar antes de mim?”.

Outra vertente desse gatilho mental é oferecer prêmios para os primeiros. “Desconto para os 10 primeiros” pode fazer com que o cliente queira ser um dos 10 primeiros, afinal… Quem não quer um desconto?

Simplicidade

Existem dois caminhos: o longo e o curto. O cliente não ganha absolutamente nada fazendo o caminho longo… Então por que não ir direto para o caminho curto?

A preguiça é um fator decisivo em muitos momentos. Simplificar o caminho para o cliente pode ser a chave na hora de concluir uma venda. Um ótimo exemplo que vem crescendo cada vez mais é o “compre com um clique”.

Existem muitos outros gatilhos mentais, mas esses já podem te ajudar a fechar uma venda. Quer saber mais? Comenta aqui no post!

Fonte 1 | Fonte 2

Compartilhe:
Artigos relacionados