Pesquisa indica que jogadores de PC são os que mais jogam online

A Pesquisa Game Brasil (PGB), publicada na última segunda-feira (24), revelou que o PC é a plataforma preferida do universo online. Segundo dados da pesquisa, 65% dos jogadores de PC realizam partidas online, tanto no competitivo quanto no cooperativo. Com esses dados, os PCs são superiores aos consoles e smartphones no segmento, que ficaram com 58,2% e 48,6%, respectivamente. 

Entre os equipamentos, os notebooks são os mais utilizados (54,3%). Em seguida vem o desktop (34,1%) e então o desktop gamer (19,6%). Apesar de ser o “menos favorito”, a porcentagem do uso do desktop gamer cresceu mais de 4%, enquanto o uso do desktop padrão caiu mais de 6%. 

A partir desse ponto, os resultados da pesquisa também mostram que, para 53% dos PC gamers, conseguir customizar a própria máquina é a principal vantagem. Não só isso, como também o PC se torna preferência nos quesitos de jogos (40,6%), jogabilidade (27,2%) e custo de aquisição dos games (22,5%). 

Categorias e tempo online

Realizada com mais 5.830 de pessoas em 26 estados e o Distrito Federal, a pesquisa conseguiu mais informações sobre as preferências dos PC gamers. Uma delas está relacionada aos tipos de jogos mais explorados pelos gamers

Os de estratégia aparecem como os preferidos, com 81,7%. Na sequência, vem os games de ação (80,8%), aventura (79,4%), simulação (73,3%) e tiro (72,8%).

LEIA TAMBÉM: FALL GUYS: JOGO DO MOMENTO BATE RECORDES, MAS SOFRE COM PRESENÇA DE HACKERS

Diante os categorias e os equipamentos, grande parte dos gamers aproveitam os universos online durante uma a três horas (40,9%). Indo além disso, de todos os entrevistados, 41,9% jogam diariamente qualquer tipo de game. 

Smartphone superando PC

Apesar do PC ser preferência quando o assunto é jogo online, os smartphones ainda são maioria entre os brasileiros. Em junho, mostramos outros dados da PGB que revelaram o smartphone como a plataforma preferida do jogador que se considera hardcore (34,4%).

Isso ficou refletido nos dados da App Annie. De acordo com a empresa de análise de mercado, foram baixados 13 bilhões de games para smartphone no último trimestre. Comparado com o mesmo período de 2019, é um crescimento de 25%. 

Como mostramos no texto, parte dessa colocação se deve aos próprios games, como o Free Fire, fenômeno da plataforma. Além do smartphone estar mais presente entre os usuários, quando comparado ao PC, por exemplo.

Mesmo que inferior aos smartphones, os PCs atingiram 14,2% de preferência entre os gamers, em um âmbito mais geral. O que significou um crescimento de 10%, comparado com o ano passado. Entretanto, seguem atrás dos consoles, que seguem os favoritos entre os jogadores.

FONTES
1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados