Facebook inicia integração do Messenger em outras redes sociais

O Facebook revelou nos últimos dias estar cada vez mais próximo de tornar suas redes sociais de mensagens uma coisa só. O plano de integração da empresa já é algo antigo, e agora, o Facebook começou a colocar em prática. Tanto que na última atualização do Instagram para usuários americanos, a rede social apresentou novos recursos no chat envolvendo o Messenger

Segundo o update, usuários do Instagram ganharam uma nova maneira de mandar mensagens. Entre as atualizações estavam:

  • Visual mais atualizado e mais colorido;
  • Reações a emoji;
  • Função de arrastar para responder mensagem;
  • Conversar com amigos que usam o Facebook

O site The Verge divulgou que alguns colaboradores receberam a atualização. De acordo com o site, uma atualização de destaque foi com o ícone de mensagens, que foi substituído pelo mesmo ícone do Messenger. No entanto, ainda não é possível mandar mensagens do Instagram para usuários do Facebook. 

Pelo Twitter, o desenvolvedor Alessandro Paluzzi (@alex193a) mostrou em junho um print do menu de Configurações do Instagram com uma opção de ter o Messenger no Instagram. Dias depois da publicação, Paluzzi atualizou com um novo print mostrando uma mudança no texto para “novo recurso”, reforçando como a empresa vinha querendo realizar a integração há algum tempo. 

Entretanto, as mudanças aparentam ir além do Instagram. 

Messenger também no Whats?

Desde 2014, a empresa de Mark Zuckerberg é dona do WhatsApp e, por isso, também pretende ingressar a rede nesse cenários. Recentemente, o site WABetaInfo – que costuma ter informações sobre as novidades do WhatsApp – divulgou novos recursos no aplicativo. 

Paluzzi também mostrou em seu Twitter uma imagem com tabelas de bancos de dados sugerindo a integração entre o app e o Messenger. No momento, não seria possível continuar conversas de um app, em outro. Mas, novas funções já estariam disponíveis, como, por exemplo, o Messenger identificar contatos bloqueados no Whats

Ainda assim, o site afirma ainda haver alguns desafios para o Facebook conseguir finalizar a integração. Um deles é que a rede social precisa definir uma maneira de enviar conteúdo de um app para que ele consiga ser acessado por outro. E, ainda assim, manter a criptografia já existente no WhatsApp. 

Por isso, é provável que a integração entre os três não aconteça tão cedo assim. No entanto, com os novos passos da empresa, é possível que a novidade passe por uma aceleração. 

FONTES
1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados