TikTok for Business: app lança plataforma para profissionais do marketing

Em tempos de quarentena, o TikTok se provou um grande fenômeno. Com conteúdos divertidos, rápidos e distrativos, o app virou a fuga de discussões no Twitter e textões do Facebook. Com o sucesso refletido nos mais de 2 bilhões de downloads no mundo, foi a vez da empresa lançar o TikTok for Business

“A mágica do TikTok não é apenas a chance de criar, mas a chance de descobrir – e ser encontrada”, explica Katie Puris, diretora-gerente de Marketing de Negócios Globais do app, ao site Labs. Segundo Katie, o objetivo do TikTok for Business é fornecer aos profissionais de marketing as ferramentas a serem descobertas e se conectar com as comunidades mais amplas. 

“Com o lançamento do TikTok for Business, nós propomos um fomento à criatividade, positividade e criação de momentos reais (…) ficamos muito animados para prosseguir com o investimento em soluções que dão às marcas uma plataforma inspiradora”, afirma. 

O TikTok ainda não anunciou publicamente o funcionamento da precificação das ferramentas e nem das soluções. Mas já deu um parecer das funções que os anunciantes vão poder aproveitar no TikTok for Business. 

LEIA TAMBÉM: ENTENDA COMO TIK TOK AJUDA NA MONETIZAÇÃO

TikTok for Business e seus recursos 

De acordo com o anúncio feito no final de junho, o TikTok for Business vai hospedar todas as soluções de marketing. Uma delas é o Hashtag Challenges, por exemplo. Com esse recurso, as marcas vão pode convidar usuários para criarem conteúdos relacionados com uma campanha. 

Nessa linha, o app também vai fornecer o Hashtag Plus, para usuários conseguirem comprar produtos associados a determinada hashtag patrocinada, dentro do próprio app. Algo parecido com o “arrasta pra cima” do Instagram e as lives shopping.  

Um outro recurso anunciado foi o Brand Takeover, que são anúncios de três a cinco segundos em formato de vídeo ou imagem. Além de anúncios no feed, que podem ser publicados com até 60 segundos e serão exibidos já com o som ativado. 

Por fim, a companhia também anunciou outros dois recursos interessantes. Um deles é o Branded Effects. Com ele, as marcas poderão ser inseridas diretamente na experiência de criação do conteúdo, isso em formato 2D, 3D ou Realidade Aumentada

Com isso, o TikTok for Business também oferece o Brand Scan, que oferece o efeito de RA. Por mais que a maioria dos produtos de marketing do TikTok for Business já estavam disponíveis, a plataforma agora vai conseguir organizar todos em um mesmo lugar. Assim, cria-se um ambiente único para concentração das ferramentas. 

O uso da nova plataforma

No TikTok, as marcas já vem procurando fórmulas de conseguir realizar o seu marketing como nas outras redes sociais. O Guaraná, por exemplo, arriscou na plataforma lançando um desafio com suas latinhas. No entanto, muitos usuários gravaram usando outros materiais e até latinhas de outras marcas. Além do fator preocupante da publicidades para menores de idade, que são os principais usuários do aplicativo. 

Com a nova plataforma, a intenção é concentrar profissionais de marketing em um único lugar para realizar essas experimentações. Na apresentação, a empresa trabalhou a ideia que o TikTok é onde a cultura e as tendências são criadas e compartilhadas. 

Isso é refletido nos relatórios divulgados pela empresa, que mostraram um aumento de 300% no ano passado. E tende a crescer muito mais neste ano. 

FONTES
1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados