iOS 14: Veja o que vem de novo para o iPhone

Entre os dias 22 e 26 de junho, aconteceu a WWDC 2020, a conferência anual para desenvolvedores. E como a Apple sempre traz novidades para o evento, na edição deste ano, a empresa anunciou os recursos do iOS 14, a nova versão do sistema operacional dos iPhones

A nova versão tem previsão de lançamento para setembro, período tradicional de venda de um novo smartphone da companhia. De acordo com a Apple, o iOS 14 será compatível com todos os iPhones a partir do modelo 6s

Pelo o que foi apresentado na conferência, os usuários de iPhone vão poder organizar ainda mais seus aplicativos e mais funções. Como mais widgets para acessar informações mais rápido, modo picture in picture e até abrir o carro com o celular. 

Confira agora algumas funções que serão disponibilizadas com o iOS 14:

Mais organização, por favor 

Para quem acha o iPhone um tanto desorganizado, pode comemorar com essa nova função do iOS 14. Depois do download de novos apps no aparelho, é comum que os usuários organizem os apps em diferentes “áreas de trabalho”. E, muitas vezes, acabam deixando eles “guardados”. 

A partir da nova versão, a própria Apple vai organizar automaticamente os aplicativos. No topo da página inicial, o novo sistema vai trazer um campo de busca do app. Com isso, haverá uma nova área que vai reunir sugestões de aplicativos com as opções mais usadas pelo usuário. E uma outra área vai mostra os últimos aplicativos instalados. 

Com a nova função do App Library, o usuário também vai conseguir ocultar os apps menos acessados.

Entendendo tudo em português 

A Apple enfim desenvolveu seu próprio aplicativo de tradução. Chamado Traduzir, o app suporta 11 idiomas, incluindo português do Brasil. Além dessa novidade de lançamento, a privacidade também se mostrou um destaque. Isso porque todas as traduções por texto e voz podem ser feitas no seu iPhone, sem enviar nenhuma informação para nuvem. 

Ao colocar o celular no modo paisagem, o app entra no modo de conversação. Um único botão de microfone serve para você e também para outra pessoa. Quando alguém quiser falar, é só tocar nele que o iPhone detecta o idioma automaticamente. E mostra a respectiva tradução. 

Tamanhos de widgets 

Inspirado diretamente na função do Android, o iOS 14 vai oferecer mais opções de tamanho para os widgets do iPhone. Ou seja, será possível organizar à sua maneira o tamanho do calendário, do relógio, entre outros. 

LEIA TAMBÉM: PREFERÊNCIA POR SMARTPHONE CRESCE ENTRE GAMERS BRASILEIROS

iOS 14 bem mais acessível 

Apesar de não ter ganhado tanto foco, os recursos de acessibilidade da Apple evoluem a cada versão de sistema. No 13, a grande novidade foi o Controle de Voz, que permitia usar recursos do celular sem usar as mãos. E no iOS 14, terão novidades. 

Para deficientes visuais, o iPhone vai passar a reconhecer textos dentro de imagens. Além de também descrever uma foto com inteligência artificial e analisar elementos da tela para melhorar sozinho e até acessibilidade dos apps.  

Para os usuários que não escutam, o iOS 14 vai trazer o Reconhecimento de Som. Com o iPhone, eles vão poder tomar conhecimentos de sons externos, como campainha, bebê chorando ou latido de cachorro, por exemplo. Quando um desses sons acontecer, o iPhone vai mandar uma notificação para o usuário. 

Usuários sem deficiência também podem aproveitar um novo recurso, que é o de toque duplo ou triplo na traseira. Por exemplo, dois toques nas costas do iPhone podem fazer um print ou criar um PDF da página aberta.

Navegando pelo mundo com iOS 14

Com toda a evolução tecnológica do GPS, os smartphones vêm se dedicando a criar cada vez mais funções para seus mapas e melhorar as experiências do usuário. E a Apple vai seguir a tendência. 

Tanto que, com o iOS 14, usuários do Reino Unido, Irlanda e Canadá vão ganhar algumas novas funcionalidades. A principal delas é o Look Around, que funciona de maneira parecida com o Street View, do Google. Ou seja, o usuário vai conseguir ver determinadas ruas com uma realidade aumentada. 

Agora, usuários de Nova York, Los Angeles, San Francisco, Pequim e Xangai vão receber uma funcionalidade que mostra rotas de bicicletas. Com elas, será possível conferir rotas com ciclovias que evitam o trânsito e que não tenham elevação. Outra ferramenta será a de localização de estações para carregar carros elétricos.

Todas as telas ao mesmo tempo 

Atualmente, não é possível assistir a um vídeo e realizar outras funções ao mesmo tempo. O iOS 14 vai mudar isso com a função picture in picture, que vai permitir o usuário de manter o vídeo ativo em uma tela menor e conseguir acessar outros recursos do smartphone. 

LEIA TAMBÉM: TENDÊNCIA DE LIVE SHOPPING DA CHINA ESTREIA NO BRASIL

A nova chave do carro é o iOS 14 

Como os aparelhos atuais já controlam tudo, desde a luz da casa até a cafeteira, por que não o seu carro também? 

O sistema iOS 14 vai trazer consigo a ferramenta CarKey, que permite o usuário desbloquear seu carro com seu celular. De acordo com a apresentação, o primeiro carro que vai contar com o recurso é o modelo BMW 5 Series 2021. A venda do automóvel começa em julho nos Estados Unidos. 

Segundo a Apple, a configuração de emparelhamento é simples. Quando for abrir o carro, é só segurar o iPhone ou Apple Watch perto do receptor NFC da porta do carro e usar o Face ID ou Touch ID

Mas não fica só nisso. Até porque a Apple também atualizou o CarPlay com papéis de parede personalizados e novas categorias de apps. 

FONTES
1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados