Bug no WhatsApp elimina status online e notificação de “visto por último”

Alguns comemoraram, enquanto outros reclamaram. Todo esse alvoroço se deu pelo bug no WhatsApp que aconteceu na última sexta (19). Usuários observaram que o aviso de “visto por último” e “online” abaixo do nome, não estavam mais aparecendo. 

O assunto se desenrolou mais pelo Twitter, onde os usuários apontaram a impossibilidade de alterar a opção de visibilidade. Ao tentar a alteração, era exibida uma mensagem de erro, e exigindo que fosse feito um teste mais tarde. 

Com isso, muitos usuários deletaram o app para reinstalá-lo. No entanto, a atitude precipitada se mostrou um erro, já que muitos sites e usuários relataram um problema na hora de realizar o login no aplicativo. Segundo declarações, o WhatsApp se mostrava temporariamente indisponível no momento de cadastrar o número. 

Até às 17h da sexta, milhares de usuários ficaram sem os recursos das informações de usabilidade. Após o horário, o aplicativo tornou a funcionar normalmente, exibindo o status “online” e o aviso de “visto por último” e “digitando”. 

A página Tilt, da UOL, informou que entrou em contato com o WhatsApp. De acordo com a publicação no site, a empresa deu uma resposta classificada como “vaga”. O site afirma que o WhatsApp informou ter sido “um problema pontual”. E que o “envio de mensagens não foi afetado”. 

Bug no WhatsApp entre críticas e elogios 

Por mais que o serviço central do aplicativo se manteve normalizado, a internet transformou o app no assunto principal da sexta. E com muita divisão, já que muitos comemoraram a atitude do aplicativo. Enquanto outros não aprovaram. 

O principal conflito entre os usuários foi que os aprovadores da exclusão das funções, exigem uma maior privacidade durante as conversas. Já o outro lado, criticou a ausência da função, que acaba sendo importante para saber se estão sendo “ignorados”.

O bug do aplicativo não só provocou discussões, como também muita pesquisa. Segundo o Google Trends, o termo whatsapp tirou o visto por último teve um pico nas pesquisas durante a tarde. Já o site Downdetector registrou milhares de reclamações sobre as falhas do app.

Alerta para o futuro 

As falhas apareceram dias depois da empresa anunciar seu novo serviço de pagamentos dentro das próprias conversas. O que colocou em alerta diversos especialistas. 

Há tempos, o WhatsApp não só vem apresentando falhas sistêmicas, como também na sua segurança. O app tem se tornado foco de golpes de clonagem, principalmente para pedir dinheiro à lista de contatos. Especialistas apontam que, mesmo com o novo serviço servindo como uma ajuda a pequenos comércios, também pode intensificar esses golpes. 

A especialista em direitos digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Oms, aponta para um outro lado, em entrevista ao Tv Jornal. “Esta nova funcionalidade permite ao Facebook adentrar em um novo meio de informações. Ou seja, saber com quem você realiza transações financeiras, o que você compra, com qual frequência etc.”, justifica. 

Para Juliana, isso pode acabar sendo integrado às demais informações que o Facebook possui sobre cada um dos consumidores. O que, para ela, torna-se preocupante, diante todo o histórico de uso abusivo de dados e vazamento dos mesmos. 

FONTES
1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados