Especialistas dão dicas de como manter seu marketing durante a quarentena

Vivemos o fato de que o mundo mudou com essa pandemia. O entretenimento não será o mesmo, os mercados já procuram novas estratégias e com o marketing não seria diferente. O novo coronavírus não só mudou o mundo, como também prejudicou muitas pessoas e negócios. 

Muitas empresas vão quebrar, ao mesmo tempo que outras vão se transformar. Afinal, mudanças trazem os dois lados da moeda. Por isso, é o momento de refletir sobre a situação da sua empresa/marca e pensar em estratégias para ela se transformar e quais serão as consequências disso. 

É inevitável que negócios que estão fora da internet foram os mais prejudicados. Até porque a presença física em lojas ou restaurantes foram interrompidas. Mas há como mudar. E as pessoas já estão procurando novas maneiras de não deixar seu negócio morrer. 

Tanto que o termo marketing digital chegou ao pico histórico de pesquisa no Google entre o final de março e começo de abril. Um exemplo disso está na startup mLabs. Em entrevista ao G1, o especialista em marketing digital e fundador da empresa, Rafael Kiso, comentou que teve um aumento de 35% nos cadastros de novos clientes para gerenciamento de redes sociais

“Site pessoal, presença com conteúdo relevante nas redes sociais, opções de atendimento online, opções de compra online. São questões básicas, mas que muitos ainda fechavam os olhos antes da crise. Agora não tem mais jeito (…) Agora essa é a única opção”, argumenta. 

Por isso, acompanhe algumas dicas fundamentais para seguir durante esse período de pandemia. E manter sua estratégia de negócio atualizada. 

O show tem que continuar

Os comércios fecharam, muitas pessoas pararam de trabalhar e praticamente tudo paralizou. Mas isso não significa que você deve também. Principalmente o marketing da sua empresa. 

Afinal, redes sociais podem ser gerenciadas de qualquer lugar. É claro que o home office limita muitas criações e construção de conteúdo, ainda assim, o trabalho de marketing não deve parar. Use o momento para arriscar na criatividade. Mas sempre mantendo a mensagem de que a empresa se importa com a situação e, claro, com seus clientes. 

Ainda não tem uma forte presença nas redes sociais? Aproveite o tempo para fazer a remodelagem do seu negócio. E o primeiro passo está justamente no ambiente digital. Comece pelo básico, como ter um site e contas nas redes sociais. 

Aproveite este período também para conhecer estratégias de outras empresas, conversar com especialistas, fazer cursos, entre outras atividades. O importante é embarcar para dar uma nova cara ao seu marketing. 

Utilize as redes sociais também para contato com seus clientes e não só para divulgação. Aproveite também esses canais para transações. Hoje, o pagamento online é uma importante ferramenta de segurança com seus produtos e serviços. 

Use canais como WhatsApp, Instagram e Twitter, por exemplo, para manter os cliente presentes. Seja interagindo ou atentos com o que a sua empresa pode oferecer em tempos como esse.

As redes sociais 

Em outro texto, mostramos aqui como as redes sociais podem ser aproveitadas durante o tempo de pandemia. E não canse de explorá-las. Com todos em casa e preocupados com o futuro, muitos procuram diferentes maneiras de distração. 

Dentro da sua remodelagem, procure entender como o seu conteúdo é feito e divulgado hoje. Procure saber se as pessoas se interessam e interagem. Assim, é possível entender o que deve mudar. 

Como dito, é o momento de explorar e arriscar. Procure um diferencial para se destacar e convidar ainda mais pessoas ao seu negócio. Claro, sempre usando o bom senso. Pense na situação de seus clientes e mostre que sua empresa se importa com ele e quer oferecer o melhor produto/serviço para melhorar o seu dia. Se só focar em vender, pode prejudicar ainda mais a relação. 

Uma das sugestões de especialistas é realizar parcerias com outras empresas. Com todos na mesma situação, pode ser a situação ideal para interações antes não pensadas. Tenha criatividade e procure uma empresa sinérgica com a sua para novos desafios e propostas.

Marketing de conteúdo 

Dentro das redes sociais, o foco é marketing de conteúdo. Uma boa estratégia é procurar manter um bom posicionamento nos resultados de busca do Google. Para isso, desenvolva mais e mais conteúdo, seguindo as estratégias de SEO para alcançar o objetivo. 

Seja texto, foto, vídeo, áudio, não importa. Produza. E produza conteúdos relevantes e de qualidade. 

O marketing do futuro 

Ok, é momento de se preparar para o agora. Mas e depois?

É importante também se preparar para quando a pandemia acabar e o mundo voltar a normalizar. Tenha planejamento para evitar uma possível crise no retorno. Uma opção é usar influenciadores digitais locais.

Como explicado por Kiso, depender de um único canal não é bom. Realizar parcerias com influenciadores aumenta o seu volume contra a concorrência. 

Focando nessa estratégia de olhar para o futuro, é preciso também se reinventar. Entenda as mudanças do mercado para conseguir inovar. Foque também em conhecer novas maneiras de trabalho, até porque podem servir como uma solução em possíveis problemas futuros. 

Ao focar nessa estratégia, há uma grande chance de estar mais preparado(a) quando tudo voltar. E ainda contar com profissionais mais especializados em sua empresa. Aproveite o momento para se reinventar e sair mais forte da crise. 

FONTES
1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados