Como gerar negócios para sua startup

Os desafios daqueles que integram o ramo dos negócios são diversos, então, como gerar negócios?

Para que uma empresa funcione é preciso dedicação, esforço, organização, resiliência e uma série de outros pontos que podem ser cruciais para o sucesso do empreendimento.

E se a lista parece infinita, para aqueles que possuem uma startup, a “receita dobra”. 

Isso acontece devido ao modelo de negócio tratado. Por não estar nos moldes de uma empresa comum, na startup esses elementos precisam ser mais intensos.

As obrigações são diversas e exige do profissional um empenho constante.

Pensando nisso, e com o objetivo de otimizar, aprimorar e se impor no mercado de trabalho, as startups têm desfrutado cada vez mais dos recursos tecnológicos que a internet oferece aos pequenos e médio empresários.  

Atualmente, 96% dos brasileiros que procuram sobre produtos e serviços de pequenos e médios empresários utilizam a internet para encontrar o que desejam.

A alta porcentagem justifica facilmente o fato de que 60% das PMEs nacionais marquem território no mundo digital. Hoje, uma empresa não pode sobreviver sem presença online

Em um ambiente tão competitivo, em que mercado oferece hoje diversas opções para se obter um mesmo serviço e em que concorrentes podem surgir a qualquer momento, o que faz com que um negócio se destaque perante aos outros é o ser visto, encontrado.

Com isso em mente basta duas simples atitudes:

1. Ter um breve planejamento estratégico: se clientes estão buscando online por um serviço, a sua startup precisa ter destaque online para obter sucesso.

2. Ter uma agência de marketing digital focada em performance: fazer tudo sozinho nem sempre é a melhor opção, por isso buscar o parceiro ideal poderá colocar sua startup em outro nível no mundo digital.

Mas, afinal, como conquistar destaque online e gerar negócios para sua startup? Acompanhe as principais estratégias de marketing digital que funcionam para todos os negócios.

Como gerar negócios: Crie um website profissional  

O primeiro passo para responder à pergunta acima é a criação de um website profissional, e isso acontece porque, hoje em dia, o uso da internet é indispensável.

Assim como as conexões humanas passaram a ser intermedia, em sua maioria, pelas plataformas digitais, são nessas plataformas que os consumidores buscam pelo serviço ou produto que desejam.

Muitas vezes, o website é a porta de entrada do seu possível cliente

Ressaltamos aqui que um erro muito comum cometido entre os empresários iniciantes é esperar até a inauguração do negócio para ativar o site da empresa.

Essa estratégia é prejudicial pois, considerando as condições atuais do mercado de trabalho, é preciso que se comece a promover sua startup o quanto antes.

Se existem clientes buscando online por algo que sua empresa oferece, é importante que esses clientes saibam que você existe, mesmo que ainda não esteja completamente aberto para negócios. Crie a sua rede o quanto antes. 

A criação de um bom site profissional faz toda diferença, e com o melhor da tecnologia e o melhor suporte em mãos o empresário pode fazer seu trabalho com o máximo de aproveitamento, garantindo a satisfação do seu cliente e a conquista do mercado

Passamos então para a próxima etapa: uma vez que seu site estiver pronto e ativo, você precisa expandir sua presença digital

Como gerar negócios: Crie uma campanha no Google ADS 

Já sabemos que os clientes são determinantes para o sucesso ou não de um negócio.

Sendo assim a premissa básica é de que, se seus clientes em potencial estão usando alguma plataforma, então sua empresa precisa estar nela também.

Não basta oferecer o melhor produto ou o melhor serviço do mercado, se os consumidores não sabem disso sua startup não vai obter um faturamento satisfatório ao final do mês. 

Hoje, a Google é a principal ferramenta de busca do mundo. A autoridade da plataforma é gigantesca, de forma que possuir visibilidade dentro dessa plataforma é quase um passaporte para o sucesso. 

O Google ADS é responsável por possibilitar que empresas de qualquer tamanho anunciem seus benefícios, e se integrem a maior plataforma de anúncios atual

Indispensável, né? 

Como gerar negócios: Se habilite no Google Meu Negócio 

Ainda dentro da influência que a Google exerce na vida moderna, e principalmente no mercado atual, a otimização do Google Meu Negócio é considerada o serviço de marketing mais valioso em 2020

Ao cadastrar sua startup no Google Meu Negócio, você disponibiliza muito mais que uma ficha com as informações da sua empresa.

O perfil de negócio é um recurso que permite que você se conecte com os clientes através da Busca do Google e no Google Maps. 

A plataforma também oferece aos clientes mais formas de interagir com a empresa e facilita a conexão entre consumidores e pequenos e médios negócios, o que é essencial.   

É irrelevante possuir produto ou serviço inovador se o público que você deseja atingir não se sente interessado, ou não se identificar.

Dessa forma, é importante que sua ideia seja ser desenvolvida e respeite os interesses dos seus consumidores. Uma ótima maneira de conseguir isso é interagindo com o seu público por meio da plataforma

Como gerar negócios: Invista em SEO 

O termo SEO em inglês quer dizer Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca.  

De maneira geral, SEO é o processo de otimização de sites. E, se a otimização do Google Meu Negócio é considerada o serviço de marketing mais valioso em 2020, a SEO ocupa o segundo lugar do ranking.  

A técnica tem como objetivo garantir que seu site fique em uma posição favorável nas plataformas de pesquisa, e aumentar o número de visitantes na página. Para isso são aplicadas diversas ferramentas e estratégias digitais.  

Como o sucesso dos negócios, hoje em dia, está quase que totalmente ligado aos resultados obtidos no ambiente digital, a implementação de SEO se torna uma enorme vantagem competitiva que pode fazer toda diferença no desempenho da sua startup, tornando-a mais moderna e dinâmica.  

A adesão de um bom serviço de SEO pode trazer grandes benefícios para a sua startup.

É possível, por exemplo, avaliar o número de cliques que seu site obteve em um período de tempo, e assim descobrir se as alterações em um determinado texto, foram eficazes ou não.  

As conversões permitem antecipar tendências do mercado e garantir a adaptação da empresa de acordo com essas tendências. 

Como gerar negócios: Utilize um CRM 

CRM é a sigla usada para A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente

Claro existem vários tipos de CRM, e é importante você pesquisar qual o melhor para sua startup.

Esse recurso vai muito além de uma plataforma ou um software. CRM engloba todo o processo que permite para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar tendências, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas. 

Como dito anteriormente os clientes são um fator essencial para o sucesso do negócio, e através do CRM de vendas, é possível conquistar novos clientes e gerar mais fidelização

Utilizando um CRM é possível: 

  1. Planejar vendas  
  2. Analisar os clientes 
  3. Relacionar-se com os clientes 
  4. Alinhar o marketing e o setor de venda 
  5. Entender o consumo e segmentar as ofertas 

Se conquistar mercado é o objetivo de qualquer empresa, o CRM é uma estratégia fundamental para que a missão seja cumprida com êxito. 

Gabriela Cruz

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados