Dificuldade no e-commerce: como permanecer motivado?

Venha saber como pode permanecer motivado, mesmo perante a dificuldade no e-commerce.

O caminho do empreendedorismo digital no comércio eletrônico oferece vários desafios e, embora não seja a única solução para os problemas, é fundamental que os gestores destes negócios se mantenham motivados.

O povo brasileiro tem sido exemplar na luta contra as situações precárias.

Perante as mais difíceis situações económicas e mesmo com a consciência das dificuldades que permeiam os setores, as pessoas do Brasil têm-se mostrado ativas na sua busca por soluções.

Tentando evitar as condições impossíveis trazidas por cenários de desemprego ou de salários baixos, os brasileiros começaram a buscar alternativas nas suas casas, para melhorar os rendimentos.

De fato, as novas tecnologias e a sua evolução ao longo das últimas décadas foi motivadora de um crescendo de trabalhos no mundo digital.

Para os empreendedores brasileiros, nesse meio, as tecnologias parecem ser o local ideal para montarem suas empresas, sendo que a maioria parece olhar com positivismo para o mundo do varejo online.

Acreditando no potencial do comércio eletrônico, os empreendedores brasileiros têm criado mais e mais empresas dentro desse setor.

Um relatório do Paypal indica que, no ano passado, o crescimento no número de lojas digitais tinha atingido os 37,5%, um número surpreendente e que demonstra bem o interesse das pessoas em encontrarem um website para a sua loja online.

O mundo do comércio digital, no entanto, está longe de ser tão simples como algumas narrativas procuram entoar.

Apesar de ser possível fazer dinheiro e viver desse tipo de empresa, a verdade é que, hoje, os desafios são intensos e o sucesso – longe de estar garantido – leva o seu tempo.

Mais lojas online significa também uma maior saturação do mercado, uma maior dificuldade em chegar nos clientes e uma tendência para se sentir desmotivado face à adversidade.

Em 2018, os números da SEBRAE eram desoladores para os empreendedores brasileiros, dando conta de que não mais de 20% das lojas sobreviveria por mais de ano e meio.

Manter-se motivado perante a dificuldade no e-commerce e as notícias menos positivas é um dos passos que pode fazer a diferença e ajudá-lo a lutar pelo êxito. Conheça as melhores formas de se manter motivado.

Dificuldade no e-commerce: como permanecer motivado?

1. Procure materiais que o inspirem

Os empreendedores tendem a perder a fé quando algo dá errado nas suas empresas mas a verdade é que mesmo as grandes multinacionais sentiram na pele as mesmas adversidades antes de ganharem destaque e terem sucesso.

No caminho do empreendedorismo digital, procurar a inspiração através de materiais e conteúdos inspiradores pode ser uma boa ajuda, mostrando ao promotor do negócio que nem tudo está perdido.

Livros, narrativas de filmes, blogues de outros empreendedores e até documentários sobre outras empresas podem ajudar a abrir um caminho mental mais sólido, estimulando a motivação e permitindo posturas mais ativas nas fases adversas.

No fundo, os materiais inspiradores agem como estímulos positivos, capazes de incentivar os empreendedores e ajudando-os, assim, a agir de uma forma mais assertiva face às dificuldades do mercado.

2. Ter uma lista de objetivos definidos, passo a passo

Manter a motivação é algo mais simples quando existem objetivos parcelados na estrutura de seu negócio. Se você tiver apenas o objetivo final – como ter sucesso ou obter determinado rendimento – poderá levar muito tempo a atingi-lo.

Ainda assim, se tiver pequenas metas – a primeira venda, o primeiro cliente, o primeiro mês de saldo positivo, os primeiros mil seguidores – poderá conseguir manter uma postura positiva e ir cumprindo, aos poucos, o caminho para o maior objetivo.

Saber claramente quais são suas metas ajudará a ter em mente que cada passo é importante para atingir os objetivos e fará com que não desanime com o tempo que demora a chegar à meta fundamental da empresa.

Garanta que tem estes pequenos passos definidos, para que sinta sempre que o esforço cotidiano é recompensado.

3. Não faça o caminho sozinho

O mundo é feito de pessoas e, por isso, o ser humano ganhou uma inegável componente social que tornou mais simples a gestão de todos os passos da vida quando esses são feitos em conjunto.

Buscar a inspiração na experiência de outras pessoas, sejam seus mentores, seus amigos, sua família ou profissionais da mesma área que está explorando, poderá ser uma boa ajuda para o manter inspirado e motivado face às dificuldades que todo o processo implica.

As estruturas partilhadas, como o coworking e o networking acabam por servir esse propósito, permitindo que as pessoas e empresas se inspirem mutuamente, partilhando espaços de trabalho e desenvolvendo, em conjunto, novas formas de trabalho.

O sucesso é um lugar onde é difícil chegar sozinho e, por isso, é bom que você procure o apoio necessário no outro, para garantir que não perde a esperança e que atinge os objetivos que estipulou para si e para o seu negócio.

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados