Videochamadas: 4 dicas para melhorá-las durante o home office

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou para os brasileiros ficarem em casa, como uma tentativa de diminuir a propagação do Covid-19. Apesar da quarentena, o trabalho não para. Porém, estar fora da empresa limita muitas situações. A internet não é tão boa, o computador é o seu pessoal, não tem sala de reunião para videochamadas etc. 

Ou seja, muitos fatores podem tirar o trabalhador do ambiente regular. Afinal, os trabalhadores estão em suas próprias casas. No entanto, decidimos ajudar você que continua trabalhando, mas dentro de casa. 

O foco principal dessa ajuda vai ser justamente sobre as videochamadas. Até porque realizá-las dentro de casa está longe de ser a mesma coisa que realizar na empresa. Então, confira só essas quatro dicas:

Ambiente 

Sempre importante verificar o ambiente no qual você vai participar da call. O fator principal é justamente o fundo do seu vídeo. Através das videochamadas, você consegue conhecer melhor a equipe do seu trabalho e, através dela, a dinâmica funciona melhor também. 

No entanto, é importante observar o que está ao seu redor. Mas foque, principalmente, no fundo. Escolha uma parede lisa e evite janelas abertas, que trazem muita iluminação. 

Caso esteja usando notebook, apoie-o em uma superfície estável.

Apresentação 

Caso esteja comandando a reunião, apresente só aquilo que precisa ser apresentado. Afinal, já imaginou se você está compartilhando a tela para mostrar a apresentação e todos veem o seu e-mail ou o seu Whats

Para evitar, compartilhe uma janela específica da videochamada. Isso garante que você consiga mostrar apenas o que deseja mostrar. 

Exibição

Através do Hangouts Meet, é possível alterar os modos de exibição de tela. Com essa ferramenta, é possível exibir o conteúdo e os participantes mais relevantes para aquela discussão. 

Entre as opções está o Automático, que é escolhido pelo próprio Meet. Blocos, que mostra até quatro feeds de vídeo quando não há apresentação. Holofote, com a tela cheia com a apresentação e o participante ativo ou o feed fixado. E por fim, Barra Lateral, que exibe o participante ativo ou a apresentação com outros participantes, na lateral. 

Sinceridade

Dependendo da empresa, é bom mostrar um pouco mais da realidade de cada funcionário. Então, pode não ser ruim mostrar o filho durante as videochamadas ou comer durante a call, entre outras coisas. 

Nesse caso, mostrar um pouco da sua rotina corriqueira pode promover mais conexões com os colegas de trabalho. Ou até criar mais empatia nos participantes da chamada.

FONTE

Compartilhe:
Artigos relacionados