5 gestos para aproveitar o iPhone de maneira completa

É incontestável que todos os dias, em diversos momentos, as pessoas mexem em seus smartphones. Seja mandar mensagens, assistir vídeos ou ver memes nas redes sociais, os celulares são constantemente utilizados. No entanto, você se aproveita 100% do seu aparelho? É possível que não, então, vamos mostrar alguns gestos funcionais para seu celular. 

No caso, são ações específicas do iPhone. Apesar da nova geração focar muito nas câmeras e no sistema operacional, há diversos gestos executáveis apenas com os dedos. E que todo usuário precisa conhecer. 

Confira só o que a MacMagazine apresentou:

Um vai e vem de aplicativos 

Para iPhones comuns, já é de conhecimento popular a estratégia para mudar de um aplicativo para outro. No entanto, para os modelos sem o botão de iniciar, o caminho pode ser um pouco diferente. 

Há uma barrinha inferior que pode ser acionada em Ajustes. Essa barrinha funciona para transitar de app para app. Ou seja, não é preciso sair do Instagram e entrar no WhatsApp pelo menu inicial, por exemplo. Caso você já tenha aberto os dois aplicativos, basta só deslizar essa barrinha para o lado.

Ou, caso prefira o sistema clássico, é só arrastar para cima, que o smartphone oferece a interface padrão de apps abertos. 

Atualmente, para acessar a aba de multitarefas, é preciso arrastar a tela para cima e aguardar um pouco para aparecer todos os apps. No entanto, para realizar essa ação com mais agilidade, basta arrastar para cima e para a direita rapidamente. 

Organização de aplicativos

Para os usuários, mudar um aplicativo de local basta clicar e segurar o ícone e arrastá-lo para um melhor posicionamento. Porém, é um tanto trabalhoso fazer isso de maneira individual. Pelo menos, era.

Caso tenha o desejo de arrastar mais de um aplicativo para outra área, basta segurar um app e, com outro dedo, clicar nos outros apps. Após selecionar todos, só arrastar para o local e soltar.

Ao alcance de um dedo 

A cada lançamento de um novo modelo do iPhone, o tamanho é ainda maior. E isso limita algumas usabilidades pela falta de alcance com uma mão só. Como a Apple tem conhecimento disso, há um recurso para facilitar uma utilização mais ágil. 

Em Ajustes, há um recurso chamado Alcançabilidade (ou Reach Ability). Para ativar, vá em Ajustes > Acessibilidade > Toque

Ao ativá-lo, é só utilizar a barrinha inferior e desliza-la para baixo. Assim, a tela abaixa e o alcance de algum item do canto superior se torna mais acessível com uma mão só. 

Dois dedos do paraíso 

Para apps nativos do iOS com lista de itens – como o Mensagens, por exemplo – é possível aproveitar mais de um dedo para algumas funções. Caso tenha o desejo de selecionar mais de uma mensagem ou mais de um item, é só usar dois dedos e arrastar para selecionar mais de um item por vez. 

Não precisa clicar e segurar, só usar os dois dedos e arrastar os itens desejados. O recurso pode ser aproveitado no já citado Mensagens, mas também em Notas e E-mail. Apesar de ser uma ação em apps nativos, já tem alguns terceiros, como o Telegram, aceitando o recurso. 

Copiar e colar 

Todo usuário já sabe que, para colar um texto copiado, é só clicar e segurar na área desejada e esperar uma espécie de menu aparecer com a opção Colar disponível. Por sua vez, há um gesto que agiliza essa ação. 

Basta clicar no local desejado e, como três dedos (ao mesmo tempo) tocar na tela e arrastar para cima. Assim, todo o conteúdo copiado, é colocado na área indicada. 

Gostou dessas dicas de gestos? Já aproveitou de alguma? Ainda possuem outras que também mostraremos por aqui, então, fiquem ligadxs no site. 

FONTE

Compartilhe:
Artigos relacionados