Aprenda como criar e personalizar capas para seus Destaques no Instagram

É difícil falar em redes sociais e não pensar diretamente no Instagram. A plataforma se tornou cada vez mais popular nos últimos anos e muito desse crescimento se deve pelo stories. A facilidade em publicações de vídeos e fotos de situações vividas naquele exato momento torna o conceito de rede social algo único. Com isso, veio a evolução, chegando até os destaques. 

O conceito de 24 horas de duração dos stories, por mais convidativo que seja, também traz desvantagens. Principalmente para quem deseja manter determinado conteúdo disponível por mais tempo. Foi justamente nesse conflito que nasceu a ferramenta de destaques, funcionais para justamente manter o que você deseja em destaque (fazendo jus ao nome) no seu perfil. 

Mas não necessariamente é só deixá-los ali. Instagram exige atenção e é preciso criar conteúdos atrativos. E é possível fazer isso também nos destaques. Sim, aquelas telinhas que ficam abaixo do perfil oferecem espaço para capas exclusivas para cada uma das sequências. 

Da mesma forma que criar uma bio chamativa é fundamental para conquistar mais seguidores, é fundamental também o atrativo em outros pontos visuais do perfil. Então, acompanhe essas dicas para aprender como criar essas artes. 

Da criação à personalização 

Atualmente existem diversos apps com a função de design, seja para o Instagram ou para qualquer outra rede social. O Canva, por exemplo, é um que se destaca para essa criação devido aos seus templates já prontos e editáveis. 

Além de ser fácil de mexer pelo computador, é também possível utilizar pelo app disponível para Android e iOS. Para começar, é só se cadastrar com uma conta de e-mail ou do Facebook e já começar a criar sua capa, já que o app oferece designs prontos com recursos de edição.

Pelo fato dos destaques serem stories, só procurar por Story do Instagram entre as opções de design. E seguir os passos: 

  • Vá na opção Fundo. Em cor de fundo, escolha uma ao seu gosto. Ou que combine com a identidade visual do seu perfil ou marca;
  • Vá então em Elementos, localizado no lado esquerdo da página. Nela, pesquise por um que represente o seu destaque. Por exemplo, se for um destaque para suas leituras, um livro seria uma opção viável; 
  • Selecione o elemento e centralize-o na página;
  • Depois de pronto, clique em Baixar – localizado no canto superior direito – e escolha o formato para download. 

A vantagem de escolher já esse formato, é que o tamanho já está correto para o posicionamento da capa. 

Subindo a capa 

Como os destaques são stories, muitos publicam a capa como um e depois a coloca como destaque. No entanto, é possível com que a capa não precise fazer parte dos stories. Para isso, existem duas opções:

  • Para inserir direto, baixe a imagem no celular. Então, entre no Instagram e clique em + no seu perfil para criar um novo destaque. Ou selecione a imagem que deseja editar, segurando o campo por alguns segundos;
  • Agora, se deseja publicar nos stories, exporte a imagem do Canva já com essa opção de publicação. Depois que já estiver publicado, é só encaminhar para os Destaques e selecionar a imagem como capa;
  • Caso você já tenha uma capa, mas deseja atualizá-la, trocando pela nova, também é fácil de fazer. Nesse caso, clique e segure a “pasta” do destaque escolhido. Uma tela vai abrir com a opção de Editar Destaque. Depois, basta editar a capa e selecionar a imagem da arte criada. 

A importância do design nos destaques

Como comentado, Instagram se baseia muito no visual, o que torna o conceito de atração algo trivial. Através de contas de influenciadores e marcas, é possível perceber um cuidado com as estratégias para atingir esse objetivo. E são estratégias básicas que podem ser seguidas por qualquer usuário. 

Nos destaques, os ícones ficam expostos em uma mesma linha. Nisso, as pessoas os enxergam como um conjunto. Por isso, é importante fazer uma análise do visual do seu perfil para tornar o espaço dos destaques equilibrado com toda a sua conta. Um dica, nesse quesito, é estabelecer os destaques como uma extensão da bio. 

E não só essa montagem ajuda no equilíbrio. O título dos destaques também funciona como uma forma de organização. E por ser um espaço de 15 caracteres, é fundamental ser direto e explicativo. 

Ainda que o tamanho da foto completa não seja uma preocupação, como explicado anteriormente, o tamanho do ícone é importante. Mesmo com as relevantes funções que o destaque tem, o espaço do símbolo é pequeno. Por isso, é necessário aproveitar ao máximo. 

Uma dica é montar o ícone em um fundo branco, assim, ele vai passar a sensação de ser maior do que realmente é. Mas você também pode explorar diferentes visuais, com estéticas minimalistas, vintages, desbotados ou até estilos para enfatizar as bordas.  De maneira geral, é essencial focar na qualidade das imagens e também na maneira de como enfatizar o seu conteúdo.

FONTES

1 2

Compartilhe:
Artigos relacionados