Entenda como Tik Tok ajuda na monetização

Jovens com narrativas de ciúmes e relacionamentos. Animaizinhos fazendo coisas fofas. Piadas com músicas do momento. É bem provável que você já tenha visto algum vídeo – ou alguns vídeos – com esses temas. E o que todos eles tem em comum é a plataforma Tik Tok

Apesar de ter sido lançado em 2016, o Tik Tok cresceu de 2018 para cá. E em 2019 chamou a atenção da internet com seus conteúdos.

O crescimento aconteceu logo após a ByteDance – ou Musical.ly – comprar o app, colocando o Tik Tok entre os cinco aplicativos mais baixados da Play Store. Todos esses números e fama resultou na atenção dos influenciadores digitais. E claro, das marcas. 

A diferença da plataforma para outras redes sociais é que o Tik Tok não oferece um feed. Mas sim, uma página For You, que exibe vídeos parecidos com os últimos visualizados. Com isso, os influenciadores passam a se aventurar mais no Tik Tok com o intuito de gerar mais visualizações e garantir com que o público se interesse pelas marcas divulgadas. 

Porém, os números são mais difíceis de ser contabilizados, o que pode alterar o cenário da monetização. 

Monetizando no Tik Tok

Apesar das dificuldades de contabilização, quando comparado com as outras redes sociais, a recompensa pode ser tão satisfatória quanto. Isso porque os vídeos da plataforma tem muito potencial para viralizar – muitas vezes até fora do próprio Tik Tok. 

Então, influenciadores estão dedicados a usar e abusar da criatividade para criar vídeos e divulgar as marcas. De acordo com o criador Eitan Bernath, os anúncios devem ser cobrados também pelo “aspecto criativo e não só pelo número de visualizações ou seguidores”. 

Um dos pontos para essa criatividade envolve a parte técnica. No caso, um aproveitamento inovador do áudio pode ajudar na propagação do conteúdo.

Pelo fato da plataforma já disponibilizar os áudios e também permitir o uso de áudios de terceiro, dá para inovar no aproveitamento dos sons. Então, dublagens engraçadas, edições musicais e diálogos inventivos são boas apostas. 

O sucesso no Tik Tok atingiu tantos patamares que até artistas costumam pagar influenciadores para produzir vídeos com seus produtos. 

Celebridades garantem que é possível atingir mais visualizações através do uso contínuo. E através disso, começar a fazer cálculos sobre como a quantidade de dinheiro pago pelo anúncio aumenta de acordo com certo número de visualizações e engajamento.

Neste ponto, o Tik Tok pode servir como uma alternativa para divulgar uma marca. Então, por mais que a grandiosidade do Instagram e do Facebook brilhem mais os olhos, a plataforma pode ser uma opção de criatividade para realizar propaganda.

Ou além disso, servir como uma ferramenta a mais para produzir conteúdos. E inovar a maneira de conquistar novos públicos. 

FONTE

Compartilhe:
Artigos relacionados