Dootax, pagamento de tributos | Startup da Vez

Dootax é uma plataforma que visa simplificar e oferecer mais segurança e confiança ao departamento fiscal das empresas.

Tivemos a entrevista cedida pelo Thiago Moraes de Souza, que é Head de Marketing e Co-Founder da startup, direto de São Paulo para todo o país, confiram.

O que é a Dootax e como surgiu a ideia?

A Dootax é uma cisão da Flux-IT, então para contar a história da Dootax, necessariamente precisamos passar pela história da Flux-IT.

A Flux-IT nasceu em 2012, com o objetivo de prestar consultoria fiscal e tributária para as empresas, basicamente seríamos o braço de TI dentro do departamento fiscal.

A experiência prévia dos 3 sócios possibilitou e facilitou esse movimento e o nascimento da Flux-IT.

Com o passar do tempo, além de consultoria, vimos que os softwares de mercado não estavam atendendo as necessidades dos clientes, ou da forma como faziam era extremamente complexa e engessada.

Nesse momento começamos a desenvolver nossa própria plataforma, com o objetivo principal de simplificar o dia a dia do departamento fiscal das empresas.

Foram diversos módulos desenvolvidos, que integravam facilmente com o ERP e o ERP fiscal das empresas, o usuário com poucos cliques realizava então as tarefas que era rotina e evitava diversos erros e retrabalhos.

Um desses módulos foi a emissão e pagamento de GNREs. Vimos que nossa solução atendia a grande demanda do mercado e começamos a ganhar clientes de renome como Ferragens Negrão e Ypê.

Em 2015 surgiu uma nova lei, a emenda constitucional 87, que obrigava que toda a venda para consumidor final, o ICMS a ser recolhido, deveria ser recolhido na UF de destino e não mais na origem.

Nesse momento é onde eu falo que “sorte é quando oportunidade encontra com a competência” já tínhamos nossa solução pronta, bastava apenas alguns ajustes, e éramos os únicos do mercado.

Nesse momento, foi a grande ascensão da solução, nossa base de cliente aumentou mais de 500%.

E então começava o desenho de um novo produto a evolução do que já havíamos feito… um software mais robusto, com maiores capacidades e o melhor, que contempla muito mais guias e tributos.

Surge aqui a Dootax.

Qual o momento da empresa?

Estamos no momento de scale-up como se diz no mundo de Venture Capital e startups, rs…

Nossa solução já foi homologada e testada por empresas dos mais variados segmentos e tamanhos, atendemos e-commerces que acabaram de sair do Simples Nacional, até grandes Marketplaces como Magazine Luiza, B2W e até mesmo indústrias, distribuidoras e etc.

Nosso principal objetivo é conseguir conquistar cada vez mais clientes nesse ano, para isso também apostas em parcerias de venda, onde nossos canais são comissionados por vender Dootax.

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Sem dúvida nenhuma, tudo isso só foi possível quando todos largamos nossos empregos e a estabilidade de uma vida assalariada para arriscar.

Vimos que tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo não dava certo. Então sabe aquela velha frase clichê:

“Se você acredita no seu sonho e acha que pode dar certo, larga tudo e vai pra cima” é a mais pura verdade.

Como enxerga a plataforma em 02 anos?

No Brasil existem mais de 19 milhões de empresas, todas elas necessariamente precisam pagar impostos.

Se elas não usam Dootax, a tarefa delas é manualmente apurar o valor do imposto a ser pago, acessar o site da Prefeitura, SEFAZ ou Receita Federal, digitar todos os valores, depois da guia pronta, ir até o internet banking e realizar o pagamento.

Esse processo manual, além de custoso é muito passível de erros, como erro de digitação, esquecer de realizar o pagamento ou até mesmo pagar 2x a mesma guia.

Nossa solução acaba com todos entraves.

Atualmente nossa solução atende aproximadamente 200 grupos econômicos, se contemplarmos as filiais, atingimos 5000 CNPJs, isso não corresponde nem 1% das empresas, nosso objetivo é aumentar substancialmente o número de empresas que desfrutam da agilidade e simplificação da área fiscal e tributária.

Por que escolheu o mercado que estão inseridos?

Devido a experiência profissional que os 3 sócios já tinham na área, de acordo com a Endeavor:

“Comece por onde você conhece”.

Nada mais justo que atuar no mercado fiscal brasileiro… que por si só, já tem diversos desafios que precisam ser solucionados para a real simplificação.

Possui concorrentes? Qual o diferencial competitivo?

Impossível na era da informação atual, dizermos que não existem concorrentes ou que outras empresas não tentam oferecer a mesma solução que nós…

Um exemplo são consultorias que desenvolvem RPA customizados para os clientes, eles conseguiriam realizar a tarefa sob demanda, o grande problema porém, é que eles não estão antenados às mudanças fiscais e legais que podem acontecer, um grande exemplo que sempre acontece é: muda o governo, muda o site…

Com isso os robôs já param de funcionar… essas consultorias então cobram novamente para poder adaptar o sistema.

Nosso diferencial é que vendemos nosso RPA Fiscal (vou colocar aqui o link do nosso e-book sobre RPA https://mkt.dootax.com.br/ebook-rpa-fiscal) como um produto, temos uma equipe diariamente focada visitando e olhando as mudanças que ocorrem na legislação e na tecnologia usada pelos entes do governo.

Além disso a Dootax é a única solução que entrega a solução pensando do começo ao fim do processo, com o objetivo de realmente simplificar o dia a dia das empresas.

Por que decidiu empreender?

Essa pergunta é difícil, e acho que cada sócio vai ter uma resposta diferente. Mas no meu caso é realmente a vontade de poder fazer algo diferente e de simplificar de verdade o mundo fiscal brasileiro.

Somos o pior país em burocracia fiscal, e acredito que mesmo sem mudar as leis a tecnologia é capaz de facilitar as coisas.

Momento DESCONTO

Fizemos uma promoção em dezembro que oferecia aos usuários 30 dias grátis para experimentar nossa solução, acho que podemos divulgar novamente nossa LandingPage, o único detalhe e dica é: aproveitem o mais rápido possível, pois ela pode ser retirada do ar nos próximos meses: https://mkt.dootax.com.br/30_dias_gratis

Links Úteis:

URL: https://www.dootax.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/dootax/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/dootax/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blogueira de Empreendedorismo

Youtuber de Negócios

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados