Dicas de Marketing Digital para Startups em 2020

Marketing Digital para Startups: O número de startups cresce em uma velocidade muito acelerada e estão se tornando cada vez mais comuns, em apenas quatro anos o número quadruplicou e ultrapassou a marca de 12 mil startups.

Nesse modelo de negócio moderno é possível investir menos e obter resultados mais rápidos e efetivos.

Nele, não é anormal que empresários iniciantes alcancem a casa dos milhões investindo pouco. Sendo assim, são muitas as pessoas que entram no ramo e começam sua empresa nessas condições.

Sabendo disso, em parceria com o portal Startups Stars separei aqui em parceria 6 dicas de marketing digital para startups para aplicar em 2020.

Dessa forma, você aprenderá a divulgar o seu negócio de maneira efetiva e que trará bons resultados. Confira abaixo!

Por que escolher o marketing digital?

É muito comum que alguns empresários ainda tenham receios em relação ao marketing digital. Isso porque ele é bem diferente da publicidade tradicional, mas se encaixa diretamente com o modelo de Startups.

Se você ainda não entende muito bem, eu tenho já escrevi um guia completo que explica em detalhes o conceito de marketing digital.

Esse tipo de negócio é revolucionário, jovem e veio para ficar dentro do mercado.

O marketing digital, por sua vez, sai dos padrões publicitários comuns e traz seus produtores para fora da caixa. Em linhas gerais, ambos têm muito comum e formam um combo poderoso.

Em primeiro lugar, é fácil perceber que a publicidade na web tem um investimento bem menor que a tradicional. Isso, por sua vez, significa economia no orçamento do startup, o que é fundamental para garantir o crescimento.

Ademais, também é evidente que, vivendo na era digital, apostar fichas fora dela não é uma boa escolha.

Com ferramentas que variam desde impulsão de publicações até chatbots, é possível oferecer conteúdo e mensurar resultados com facilidade.

Marketing Digital para Startups

Aposte no conteúdo

Não são poucas as pesquisas que revelam que o Inbound Marketing possui resultados constantes. Ele atrai muito mais público que os anúncios publicitários comuns e ainda produz mais engajamento nas redes sociais.

De maneira geral, se trata da publicação de conteúdo informativo e de qualidade em plataformas de longo alcance. Pode ser em redes sociais, como Facebook ou Instagram e até blogs ou o site corporativo da startup.

O que importa é que os textos sejam relevantes e apresentem o diferencial da empresa. A temática pode ser a mais variada possível, se atendo ao nicho da empresa.

No entanto, é importante destacar que todo conteúdo seja apresentado com propriedade e fundamentos teóricos.

O marketing de conteúdo chama tanta atenção dos clientes por fornecer credibilidade. A partir do momento em que o consumidor procura por uma informação e a encontra de maneira completa, passa a confiar na empresa. 

Dessa forma, a conversão das vendas aumenta automaticamente, já que a relação de proximidade já foi criada.

Técnicas de SEO para atrair visitas orgânicas

Ter conteúdo de qualidade é um primeiro passo importante, no entanto, a produção não se encerra nesse ponto. Infelizmente fornecer informações corretas não é suficiente para que os textos sejam encontrados pelo público.

Para isso, é necessário que eles sejam impulsionados com outras técnicas de Marketing, como o SEO.

Se trata de uma série de procedimentos, como o uso de palavras-chave, que levantam o artigo no ranking dos buscadores. Dessa forma, quando um assunto já tratado por você é pesquisado, seu conteúdo será um dos primeiros encontrados.

Com isso, o número de acessos cresce constantemente, bem como a cartela de clientes. Sendo assim, torna-se possível atingir cada vez mais público de maneira orgânica e barata.

Vale ressaltar que técnicas SEO não bem aplicadas podem criar o exato efeito contrário. Dessa forma, investimento em qualificação na área ou contratação de um profissional pode ser a chave para a divulgação.

Marketing Digital para Startups

Faça dos links os seus aliados

Em tempos de redes sociais, conseguir engajar todas e garantir cliques reais é essencial. Sendo assim, torna-se necessário criar métodos que garantam o envolvimento dos clientes em todas as esferas.

Sabendo disso, fazer uso dos links em todos os momentos é de suma importância. Seja no famoso “arrastar para cima” dos stories do Instagram ou no fim de um conteúdo no Facebook.

Quando damos ao cliente a oportunidade de, com apenas um clique, encontrar mais informações sobre a empresa, a conversão torna-se certeira.

Apostar na praticidade é a chave para que simples seguidores se tornem consumidores em potencial.

Além disso, o engajamento nas redes sociais também permite que o algoritmo as impulsione cada vez mais.

Dessa forma, fazer com que os seguidores se tornem ativos com curtidas e comentários permite que números maiores ainda sejam alcançados.

Ou seja: quanto mais posts e mais links entre as redes, mais engajamento é criado e mais clientes são obtidos. A sequência do marketing digital é sempre frutífera e oferece resultados constantes.

Aposte no e-mail marketing

Apesar de já ser considerado ultrapassado por muitos, o e-mail ainda é parte constante da vida da maioria dos brasileiros.

Utilizado como uma forte ferramenta corporativa, ele também pode ser muito útil para a publicação e envio de peças publicitárias.

A matemática é simples: milhares de pessoas o acessam todos os dias e a chave para o marketing digital é o longo alcance.

Sendo assim, criar listas de transmissões com os leads recebidos ofertando propostas e serviços é a chave para o crescimento.

Mesmo que o leitor não precise do que está sendo fornecido naquele momento, terá em seu smartphone o caminho para encontrar, quando houver a necessidade.

Ou seja, o e-mail marketing é uma ferramenta que produz resultados a curto e a longo prazo, além de ajudar a fidelizar os clientes já convertidos.

No entanto, vale ressaltar que o e-mail, por ser uma rede mais impessoal, deve ser tratado de maneira ímpar.

Envios todos os dias podem se tornar cansativos para os recebedores, além de sinalizar certo “desespero” e tirar a credibilidade da empresa.

O conteúdo deve ser focado em atos momentâneos, como promoções de serviços.

Além disso, o layout precisa ser chamativo o suficiente para que seja lido, mesmo fora da pasta de “prioridades”.

Um design com cores fortes e um call to action são fundamentais, bem como, obviamente, o link do site corporativo ou de vendas.

Vale ressaltar que grande parte dos usuários de smartphones possuem as notificações de seus e-mails ativadas. Sendo assim, elabore títulos que atraiam o clique no momento da leitura.

Teste sempre

Tratando-se de marketing digital, as opções são muitas. Sendo assim, torna-se necessário que o conteúdo seja criado de maneiras diversas, visando o teste para buscar aquela que obteve os melhores resultados.

Um artigo da área do Inbound Marketing, por exemplo, pode obter melhor resultado que outro parecido apenas por ter um tema diferente.

No entanto, isso só pode ser descoberto a partir do momento da publicação dos conteúdos diferentes.

Fazer uso dos testes e nortear as próximas ações através deles é uma estratégia inteligente.

Dessa forma, torna-se possível descobrir o que funciona ou não para a sua startup e o que deve ser repetido.

Vale ressaltar que impulsões em redes sociais através de investimento também são um teste importante.

Através delas os cliques tendem a aumentar e pode-se verificar se os resultados em conversões aumentaram também. 

Caso a resposta seja positiva, essa é uma ótima maneira de marketing digital para sua empresa.

Faça uma análise detalhada dos resultados

Mais do que criar novas estratégias, o marketing digital consiste em analisar resultados para novos caminhos.

Os dados são fornecidos por ferramentas de todos os tipos, desde os famosos “analytics” das redes sociais até as estatísticas do próprio site corporativo.

As métricas devem se basear em todos os fatores que envolvem as peças publicitárias. Número de cliques, engajamento em redes, visitas convertidas, etc.

Cada uma delas representa um ponto do plano de marketing e deve ser trabalhada individualmente.

A análise deve ser feita de maneira constante e contínua. Cada empresa possui seus próprios padrões, no entanto, no mínimo uma grande análise mensal é fundamental para o cálculo de novas atitudes.

Ademais, estar sempre de olho nas estatísticas também evita o desperdício de tempo e de dinheiro.

Caso uma peça ou conteúdo não esteja produzindo bons resultados, será possível identificar rapidamente e fazer a alteração de estratégia.

Com isso, torna-se possível estar sempre aprimorando os resultados, bem como atraindo novos clientes. 

Sabendo de tudo isso, torna-se evidente que o marketing digital e as startups devem andar de mãos dadas. Ambos são revolucionários no mercado e representam a era da internet, que tende a crescer cada vez mais nos próximos anos.

Com essas dicas, vai ficar fácil fazer uso da publicidade na web. Sendo assim, comece hoje mesmo suas pesquisas para a criação de conteúdo de qualidade e atraia ainda mais clientes!

Sobre o convidado:

“Fundador da Live Media, Alex Vargas é um dos grandes profissionais de Marketing Digital do Brasil.

Vencedor do prêmio de Empreendedor Digital do Ano e Melhor Profissional de SEO do Ano, em 2019, pelo Afiliados Brasil.”

Foto em anexo. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/alexvargaspro/

E-mail: alex@nucleoexpert.com

Quero Escrever um Guest Post

Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados