O Numismata, moedas e cédulas colecionáveis | Startup da Vez

O Numismata é uma plataforma para colecionadores de moedas e cédulas, onde as pessoas poderão trocar, comprar e vender parte do seu acervo (também outros ítens, ele explica na entrevista).

Em quase 7 anos de blog, nunca tinha visto uma plataforma com esse foco, já estou adorando!

Nossa entrevista foi respondida pelo Head da empresa, o Davi Toledo, que contou com um investimento de R$ 100.000,00 reais para iniciar sua startup, vamos conhecer mais o detalhes dela?

O que é o Numismata e como surgiu a ideia?

Nossa ideia surgiu no início de 2018. Ao ver meu Tio comprando moedas no Brasil e vendendo em Leiloes nos EUA, Europa e Hong Kong resolvi estudar sobre o mercado de colecionismo no Brasil.

Descobri que havia uma enorme lacuna tanto em termos de comercialização, informação e investimento.

Passamos o ano todo estudando e criando um modelo de negócio e uma ferramenta digital que pudesse contemplar não só o colecionismo de moedas e cédulas.

Além delas, outros tipos de colecionismo fino com Artes, Vinhos e Antiguidades.

De posse destes estudos, colocamos no ar nosso produto voltado ao mercado de cédulas moedas e medalhas como inicio de nossa jornada.

Qual o momento da startup?

Hoje estamos participando do programa de aceleração de startups da PUC-MG o PUTEC em parceria com o WeWorklabs e com a DMEP.

Recebemos um aporte de R$100.000 por 5% de participação e investimos na melhora de nossa plataforma.

Teremos a versão 2.0 lançada em dezembro de 2019. Aliado a essa ferramenta tecnológica iremos evoluir para um produto de investimento alternativo.

Qual foi o primeiro passo para tirar a ideia do papel?

Observando mais afundo o mercado de colecionadores relacionados à Numismática no Brasil, percebemos várias lacunas que poderiam ser resolvidas com:

  • Estudo;
  • Planejamento e ;
  • Desenvolvimento de uma plataforma com tecnologia própria e criada pensando exclusivamente na experiência do colecionador.

Diante deste cenário estudamos por mais de 1 ano como os colecionadores brasileiros se comportavam na web e conversamos com mais de 2.000 colecionadores afim de extrair informações valiosas que norteassem as escolhas de nossas ferramentas.

Mas para nós o mais importante foi ter criado uma área de teste que ficou aberta por mais de 3 meses com 100 colecionadores usando.

Isso nos ajudou a aprimorar as ferramentas para que plataforma fosse uma construção coletiva de pessoas que realmente estão interessadas no sucesso e divulgação da arte da Numismática por todo nosso país.

Como enxerga O Numismata em 02 anos?

Enxergamos em dois anos nossa startup já com as outras verticais de colecionismo (Vinhos, antiguidades, militaria, selos e artes) funcionando assim como a de Numismática.

Depois disso, com nossos produtos de investimento também já em pleno vapor, capilarizando os investimentos em mercados alternativos.

Também está em nosso planejamento expandir nossa plataforma para a América latina e Portugal.

Qual o modelo de monetização da plataforma?

A partir desse estudo tanto mercadológico quanto de ferramentas tecnológicas colocamos no ar no início de 2019 o primeiro produto da nossa startup que é “O Numismata”.

Ele se constitui em um marketplace e sistema de leiloes para colecionadores de cédulas, moedas e medalhas que resolve o problema das conexões e comercializações das peças no Brasil.

Além disso, temos em nosso planejamento a missão de expandir para outros países como Portugal, Argentina e China.

Aliado a essa ferramenta tecnológica iremos evoluir para um produto de investimento alternativo.

Nossa intenção é ganhar escala dentro deste universo, na qual existe uma grande informação assimétrica no mercado brasileiro, oferecendo produtos de investimento de renda fixa para cotistas.

Por que decidiu empreender?

Passei em um programa de Trainee muito concorrido na Companhia Siderúrgica Nacional e durante 10 anos sai de analista até o cargo de Coordenador de Controladoria em uma Empresa listada na Bolsa de valores de São Paulo.

Estava com carreira indo muito bem e bom salário mas faltava uma coisa que ainda não tinha experimentado. Queria com alguma ideia própria conseguir fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Links Úteis:

URL: http://onumismata.com/

Fanpage: https://www.facebook.com/plataforma.numismata

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-iqWH6XtXqIJIIAfyFYqVQ/featured

Instagram: https://www.instagram.com/onumismata/

*O conteúdo do Startup da Vez é publicado pelo StartupsStars sem qualquer alteração nas respostas fornecidas pelas startups participantes e de exclusiva responsabilidade dos próprios.

Quero participar do Startup da Vez!

Beijos

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blogueira de Empreendedorismo



Compartilhe:

Talita Lombardi

Talita Lombardi é Fundadora e CEO da PrestigyME, agência de conteúdo & influenciadores. Possui mais de 17 anos de experiência no mercado B2B e é fundadora das marcas Menina Executiva e StartupsStars. Também escreveu o ebook de vendas SalesThinkng e o livro infanto-juvenil Jessica Rainbow. Talita é considerada referência nas áreas de empreendedorismo, vendas e startups no país.

Artigos relacionados