Ajudar no ENEM: Outubro está chegando ao fim. O que significa que o ENEM está a cada dia mais perto.

Mas como ainda dá tempo para dar aquela última revisada nas matérias, selecionamos novos canais do YouTube que podem te ajudar com isso de um jeito mais divertido.

Leia também: ENEM E OS CANAIS DO YOUTUBE QUE VÃO TE AJUDAR A PASSAR

Sabemos que ficar o dia inteiro sentado na cadeira tentando decorar regras e fórmulas já não funciona mais. Por isso, é sempre uma boa ideia melhorar o seu aprendizado com alternativas mais recreativas.

E como já dito, o YouTube é o lugar perfeito para isso. Além de conteúdos gratuitos, há também conteúdos criativos. Isso porque a plataforma também oferece uma ferramenta exclusiva só para educação.

Com conteúdos curados por professores especialistas – selecionados pelo Sistema de Ensino Poliedro – os vídeos englobam matérias do ensino médio. Mas como o YouTube fornece milhões de conteúdos, confira agora outros seis canais que vão te ajudar a se preparar ainda mais para o ENEM.

reVisão

Desenvolvidos por professores, alunos e diretores de cinema, o reVisão é um canal com conteúdo transdisciplinar. O canal oferece resumos, entrevistas com especialistas e resoluções de provas.

Com uma edição divertida, os vídeos oferecem um conteúdo informativo de qualidade. E de forma informal. Pelo canal ter diretores de cinema envolvidos, a qualidade dos vídeos é alta, com características da sétima arte a cada quadro.

Manual do Mundo

Se você não conhece o Iberê e a Mari, talvez não tenha conhecido o YouTube direito. Com mais de 12 milhões de inscritos, o canal dos dois é recheado de experiências curiosas e inventivas, mas que sempre ensinam algo mais técnico do assunto.

Entretanto, nada de explicações sérias e confusas. Os dois são bem dinâmicos e explicam tudo de uma forma bem divertida. Caso você não esteja afim de encher sua cabeça com termos técnicos e experimentos práticos, o canal também oferece o quadro SciTruco, que nada mais é do que um jogo de perguntas e respostas de variados assuntos, seguindo as regras do jogo de carta. E com a participação de diferentes influenciadores.

Me Salva!

Essa plataforma de ensino é focada especificamente na preparação para o ENEM e vestibulares, então é indispensável na sua lista de inscrição.

Além disso, também serve para reforço escolar de Ensino Médio e até Superior – mais nas área de Engenharia, Saúde e Negócios. Os vídeos trazem aulas curtas e objetivas, feitas por estudantes, o que traz uma linguagem bem mais próxima.

O Me Salva! também oferece site e aplicativo com correção de redação, exercícios, simulados, plano de estudos, monitorias e apostilas.

BioKrill

Pode parecer clichê, mas se você quer aprender e ainda se divertir, este é o canal certo.

Focado em biologia, o BioKrill traz esquetes e até clipes musicais bem produzidos para ensinar o conteúdo aprofundado da matéria. Apresentado por três professores, o canal é perfeito para aprender. E ainda dar umas risadas…

Nerckie 

Especializado em matemática, física e química, o canal do Nerckie é uma sala de aula no YouTube. Diferente das diversões e alegrias dos outros canais, aqui o conteúdo é ensinado de forma mais técnica. Mas calma, tudo é com muito dinamismo e informalidade.

No momento, o canal apresenta conteúdos especiais com conteúdos do ENEM 2018 para ajudar. 

MOV Show

Ultimamente, o canal MOV vem apostando em diversos conteúdos diversificados e produzidos com alta qualidade. Além de ser a casa do Poucas e do Baixaria, está também recheado de vídeos educativos. Isso porque não só conta com um quadro da Mari, do Manual do Mundo, mas também com o Fake em Nois

Apresentado pelo Pirula e Gilmar, o quadro foca em solucionar dúvidas cotidianas sobre grandes acontecimentos científicos. Desde Terra Plana até Aquecimento Global, os dois apresentam argumentos que podem ser muito bem explorados no exame. 

Menções honrosas para o ENEM

Sim, falar de estudos e não citar Felipe Castanhari seria, deveras, um erro. Com seus vídeos super bem produzidos de história e ciência, o Canal Nostalgia oferece não só um conteúdo de qualidade, mas também divertido e muito dinâmico.

O mesmo acontece com o Nerdologia. Com vídeos também de história e ciência, o canal oferece conteúdos de tecnologia de uma forma que só o Átila e o Filipe Figueiredo conseguem fazer. Além, claro, de uma edição de alto nível para deixar tudo mais dinâmico e fácil de aprender.

FONTE

Guilherme Pin

Jornalista