Plágio dos influenciadores: A profissão de um influenciador digital envolve trabalho na produção de vídeos, fotos, textos e principalmente muita criatividade para que esse conjunto sempre gere novos seguidores.

Manter-se sempre inovador pode ser uma tarefa difícil.

Por isso, na internet, cada vez mais, novos casos de plágio são descobertos e uma polêmica como essa, para um youtuber, por exemplo, pode fragilizar sua carreira, diminuir a credibilidade, comprometer o número de seguidores e afastar possíveis campanhas com empresas.

Plágio dos influenciadores

O direito brasileiro não possui definição precisa do que pode ser considerado plágio, mas se trata, especificamente, de uma violação de um autor inicial.

Para o ECAD – instituição criada para proteger os direitos autorais de músicos – plágio é a cópia não autorizada de uma obra, no todo ou em parte, feita de uma maneira dissimulada ou ardilosa com o intuito de mascarar a própria cópia.

Além disso, plágio é apresentar como sua autoria uma obra ou parte de uma obra, que foi originalmente criada por outra pessoa.

Ou seja, é repassar ao público um conteúdo criado por terceiros como se fosse seu.

Legislação Brasileira

A legislação brasileira tem uma seção especial para esse assunto chamada “Crimes contra Propriedade Intelectual”.

A pena de quem cometer o ato pode variar entre detenção de três meses a um ano ou aplicação de multa.

Porém, provar um plágio na internet pode ser tarefa árdua, e a discussão de propriedade intelectual avança a passos lentos no nosso país.

O influenciador que suspeita ter sido vítima de plágio, pode recorrer a empresa que administra a mídia social que o conteúdo suspeito está sendo vinculado para que seja tomado as providências cabíveis.

A vítima deve fazer uma cópia com o conteúdo suspeito, para que ele possa servir como prova de um processo contra o autor do plágio.

É interessante para o influenciador prejudicado que busque o auxílio de um advogado especialista na área.

Bjs

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Youtuber de Empreendedorismo

Youtube de Negócios