A moda e seu consumo crescente expande-se a cada dia no Brasil, invista nesse mundo e saiba como se destacar.

Segundo dados levantados pelo IEMI (Instituto de Estudos de Marketing Industrial), o mercado da moda conta com mais de 160 mil pontos de venda no Brasil.

Gerando assim, uma receita de aproximadamente R$ 200 bilhões, o setor brasileiro é o quinto maio do mundo, com o consumo de 6,6 bilhões de peças ao ano.

O segmento da moda abre um leque de oportunidades para quem quer empreender, pois é movido por novidades.

Mas é preciso buscar estratégias para se diferenciar, como trabalhar em confecção de roupas e sapatos ou até um modelo de negócio baseado em sustentabilidade. Por isso é sempre importante estar informado sobre as dicas de empreendedorismo neste setor.

Moda e seu consumo crescente

É preciso ter um nicho específico para que o empreendimento cresça, e uma dica é explorar setores com uma alta procura, mas com poucas lojas.

Exemplos de negócios assim, é de moda para gestante, plus size, moda esportiva, streetwear, moda sustentável e moda inclusiva. Esse público tem características e hábitos de compras definidos.

A moda plus size movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões anualmente no Brasil, dados apresentados pela Abravest (Associação Brasileira do Vestuário). O número de consumidores é grande e a demanda requer mais lojas especializadas.

Assim acontece com a moda inclusiva, que busca facilitar o ato de se vestir e é dedicada totalmente a portadores de algum tipo de deficiência.

Invista em redes de relacionamentos com os clientes

Quem não é visto, não é lembrado”. E esse ditado popular faz muito sentido no meio da moda.

O nome do empreendimento deve estar presente em eventos e principalmente nas mídias sociais, interagindo com os consumidores e dando sempre mais informação sobre o produto.

Foi buscando essa inovação que surgiu o portal de conteúdo de moda Steal The Look, que é uma plataforma com venda de conteúdo. É uma mistura de blog, e-commerce e revista online com informações sobre o mundo da moda e beleza.

Mundo ONLINE

Ter uma presença online é importante para qualquer empresa. Ter um site, um blog e perfil em uma rede social é regra, ainda mais em um mercado criativo como o da moda.

O seus consumidores devem estar informados sobre as novidades e tendências para que possam consumir cada vez mais e com consciência, invista em estratégias de divulgação e use as redes sociais como aliadas.

E um dos pontos mais relevantes é oferecer uma consultoria de moda, não existe mais o vendedor, e sim um consultor, que atende o cliente de uma forma personalizada e oferece o que ele realmente procura.

Consultoria não deve ser confundida com opinião pessoal, os conselhos devem ser exclusivamente sobre as melhores opções de produtos. E assim é possível fidelizar um número maior de clientes.

Ymagy

Estamos lançando uma marca bem legal de camisas sociais com tecidos reciclados e um monte de diferenciais, como 3 modelagens em cada tamanho! É hora de conhecerem!

Se chama Ymagy! Vamos ajudar nosso mundo por escolhas de roupas mais conscientes!

Sobre a convidada:

Jacqueline Gonçalo – Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)