Polêmicas envolvendo propaganda disfarçada ameaçam a credibilidade do profissional em diversas campanhas com influenciadores digitais.

Fazer vídeos no youtube deixou de ser apenas diversão. Vídeos e posts de propagandas se tornaram mais comuns e ajudam a consolidar a profissão de influenciador.

A prática de Marketing de Influência traz de volta a confiança que as pessoas sentem pela propaganda boca a boca e mostra maior proximidade que a publicidade convencional.

Apesar do sucesso, essa nova forma de fazer publicidade ainda é um terreno novo e não totalmente regulamentado.

Um exemplo dessa situação foi a propaganda disfarçada da marca de cigarros Kent, em 2017, quando influenciadores fizeram posts segurando maços com a hashtag #AheadBR, sem informar que se tratava de uma publicidade.

A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de propaganda de cigarros, não importando a mídia de veiculação.

Ao buscar regulamentar essas situações, a ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) elaborou um guia de ética para orientar agências digitais.

Apesar de não ser um código para influenciadores, há algumas colocações aplicáveis, como a transparência.

Influenciadores e publicidade

Camuflar publicidade com opinião não é uma atitude que profissionais que trabalham com mídias sociais deveriam ter.

Apesar do ganho financeiro, há riscos de perder credibilidade. É um direito do seguidor/consumidor entender o propósito de uma publicação e fazer escolhas conscientes sobre o produto.

Marketing entre empresas e influenciadores digitais se tornou prática comum. Com a regulamentação, os profissionais podem se sentir confortáveis para revelar esse contrato.

Atualmente, a prática é coordenada pelo Código de Autorregulamentação Publicitária e exige que todas as postagens publicitárias feitas por influenciadores sejam sinalizadas de alguma forma.

Por conta disso, o uso de hashtags que indicam publicidade (como #promo, #ad e #kit) são recomendadas.

O que acharam?

Beijocas

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Blog de IntraEmpreendedorismo

Youtuber de negócios