Filmar vídeos de qualidade: Equipamentos profissionais não são obrigatórios, principalmente com o uso do celular.

No começo de carreira como youtuber, o influenciador pode encontrar obstáculos para fazer suas filmagens, principalmente por conta de detalhes técnicos.

Porém, uma câmera profissional não é necessariamente um quesito obrigatório. Com a tecnologia de imagem de certos smartphones na palma da mão, é possível fazer um conteúdo de qualidade.

Filmar vídeos de qualidade

1. Luz

Estar em ambiente com iluminação adequada aumenta a qualidade do vídeo. No caso de espaços com pouca luminosidade, o vídeo ganha um aspecto pouco profissional.

Um dos equívocos mais comuns é o de gravar os primeiros vídeos de costas para uma janela aberta. O problema aqui não é a luz natural em si, e sim o posicionamento da pessoa.

Ao ficar contra a luz, o rosto do youtuber ficará escuro, com chances de ficar desfocado.  Experimente posicionar a câmera ou celular entre você e a janela.

2.   Som

O som merece atenção especial, pois o vídeo é prejudicado se o internauta ter qualquer dificuldade para entender o que se fala.

Para aumentar a qualidade de áudio, o profissional pode fazer um download da internet de um equalizador – ele permite  que o usuário tenha maior possibilidades de adaptação de áudio e consiga diminuir ruídos sonoros.

Existe também a possibilidade do influenciador usar microfones direcionais – é ideal que o aparelho fique a 30cm de quem fala – ou de lapela – aquele que fica preso na gola ou decote da camiseta.

3.  Filmando em lugares públicos

Muita coisa interessante acontece na rua e o influenciador pode filmar segurando o celular com as mãos, mas sem esquecer da estabilidade da imagem.

Uma dica é manter os cotovelos junto ao corpo. Desta maneira, os braços não cansam tão rápido e o vídeo não fica tremido. Além disso, os pés também devem estar firmes no chão.

A movimentação do corpo deve ser suave e devagar, caso o influenciador se mova muito rápido, é capaz da imagem ficar confusa para quem assiste.

4.  Como escolher o melhor celular?

Para quem tem a possibilidade de investir em um bom smartphone, opte por aqueles que têm câmeras com resolução acima de 480p (SD) – hoje já existem opções de 720p (HD), 1080p (Full HD) e 4K.

A qualidade do vídeo está ligada a alta resolução, mas para o influenciador que usa o celular, fazer um vídeo em 4K pode não compensar, já que o YouTube trabalha com vídeos até 1080p.

Antes de começar a filmar usando a resolução máxima ou mínima, é importante considerar os seguintes tópicos: quanto maior a resolução, mais “pesado” será o arquivo e menor será o espaço de memória no celular.

Assim como o alto consumo de dados da internet se o upload for feito direto do aparelho. Por isso, escolha o aparelho de acordo com a sua demanda pessoal.

Marketing de Influência

Sempre teremos conteúdos para youtubers, blogueiros, instagramers e até para quem quer fazer campanhas com influenciadores digitais! Então me segue nas redes sociais que vai saber quando tiver conteúdo novo.

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Youtuber de Empreendedorismo

Youtube de Negócios