Aspirantes a instagrammers: Com 700 milhões de usuários mensais, o Instagram é terreno fértil para influenciadores digitais.

Lançado em 2010, o Instagram começou como um simples aplicativo que acrescentava filtros em fotos para serem compartilhadas no Facebook e no Twitter.

Depois, já era possível comentar e curtir as fotos das conexões, se transformando em uma rede social com interação e personalidade.

A plataforma alcançou mais de 1 milhão de usuários em menos de três meses de mercado.

De olho no sucesso da ferramenta, Mark Zuckeberg foi rápido ao anunciar a compra do Instagram pelo Facebook em 2012.

Hoje, com 700 milhões de inscritos mensais e mais de 95 milhões de fotos postadas diariamente, a rede social ganhou seus próprios influenciadores.

Aspirantes a instagrammers

Instagrammers” é a denominação usada para descrever os profissionais com diversos seguidores que participam e confiam em sua palavra.

Eles ganham, cada vez mais, parcerias com marcas para divulgarem os produtos no Storie ou no Feed.

Para quem quer crescer nesse meio, separamos algumas dicas, confiram:

Instagram Analytics

O Instagram Analytics é uma ferramenta importante para que o influenciador entenda o seu público com uma análise completa.

O profissional consegue criar estratégias e gerar engajamento. Assim, o aspirante a instagrammer entende o que está ou o que não está funcionando com seu público.

Mais detalhadamente, as análises disponibilizam quantidade e perfil de seguidores, quantos interagem com as postagens, número de clicks em links e bios.

Hashtags

As hashtags se tornaram tão populares que até invadiram as conversas no mundo real. Além de organizar conteúdos, o “jogo da velha”, como dizem os mais velhos, impulsiona campanhas de marketing.

Segundo o Simply Measured Q3 2014, postagens com pelo menos uma hashtag tem 12,6% mais engajamento.

As hashtags funcionam como um filtro e podem apresentar o influenciador para o seu público de maneira mais assertiva. Para se destacar, é recomendável que o profissional tente fugir de hashtags genéricas.

Filtros

Além de deixar as fotos mais charmosas, os filtros também podem impactar no engajamento com o público. Tal conclusão é apontada por pesquisadores da Yahoo Labs and Georgia Tech.

Segundo a pesquisa, fotos com efeitos ganham 21% mais likes e 45% mais comentários.

A Yahoo também fez um levantamento e constatou que os filtros que conquistam mais likes são os que apresentam tons mais quentes, tais como Mayfair, o Rise, o Valencia, o Hefe e o Nashville.

Uso de emojis

Descendentes dos hieróglifos, os emojis estão em alta e revolucionaram a comunicação na internet. Como o Instagram é muito visual, a utilização dos emojis estão presentes em 50% dos textos, segundo a própria rede social.

Além de humanizar o relacionamento entre usuários, há emojis que podem aumentar o envolvimento com o público.

Mais de 2000 posts foram analisados pela pesquisa Simply Measured e o coração vermelho ficou em primeiro lugar.

Boa sorte!

Talita Lombardi

Instagram Talita Lombardi

Twitter: @talilombardi

E-mail: talita@startupsstars.com

Fan Page do Startups Stars

Youtuber de Empreendedorismo

Youtube de Negócios