Testamentos e Funerais Online

Você terá um funeral cheio? O que vai acontecer com o seu Facebook depois que você morrer? Sua caixa de email ficará lotada de mensagens não respondidas? E o Instagram? Testamentos e funerais online podem te ajudar!

Cada dia mais as pessoas migram para outros lugares. Porém, em momentos de morte isso é um problema.

Nem sempre a pessoa que foi embora pode viajar para estar em um funeral. Portanto, seria legal se fosse possível participar do funeral à distância.

Por isso, testamentos e funerais online podem se tornar populares no futuro.

Funerais Online

Sites de funeral online funcionam de uma forma bem prática. A família entra em contato com a empresa e todos os participantes recebem um login e senha. Ou seja, só convidados podem assistir a cerimônia.

Então, no dia do funeral, a empresa faz uma live. Dessa forma, todo mundo que não pode estar presente, consegue se despedir à distância.

Algumas empresas ainda oferecem um site com fotos e vídeos, para celebrar a vida da pessoa que faleceu. Além disso, a família pode optar por receber um álbum de fotografias com momentos importantes da vida da pessoa.

Esse tipo de serviço já é oferecido em países como a Irlanda do Norte, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Mas e as redes sociais?

Para que suas redes sociais tenham um fim é melhor você escolher um herdeiro. Essa pessoa será responsável pelas suas redes sociais. Tanto o Facebook quanto o Google permitem isso.

No caso do Facebook, o seu herdeiro não pode ler as suas conversas – não se preocupe. Porém, essa pessoa tem o poder de:

  • Deixar sua conta como “Em memória”;
  • Criar um espaço para homenagens;
  • Excluir a contar de forma permanente.

No Google, existe a opção “Gerenciador de contar inativas”, uma espécie de testamento. A pessoa escolhida receberá seus arquivos, emails, fotos, enfim, tudo relacionado as suas contas Google.

Quer dizer, quase tudo. Essa pessoa não receberá suas senhas. Dessa forma, a plataforma impede que alguém finja ser você depois da sua morte.

A família também pode pedir para remover todas as contas da pessoa morta. Entretanto, se um herdeiro não tiver sido eleito, a burocracia é bem extensa. É preciso de toda a documentação de morte, em inglês.

Enterro Online

Pode até parecer exagero, mas existem empresas de enterro online. Mas não se preocupe, nesse caso só me refiro ao enterro das suas redes sociais.

Em alguns países – como a Inglaterra – existem empresas especializadas em excluir as contas de pessoas mortas. Eles fazem todo o trabalho com as redes sociais.

Dessa forma, a família não precisa passar pelo tormento de excluir Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, email etc.

Fontes 1 e 2

Thaís Dias

Diferentão Cultural